USP está com inscrições abertas para pós-graduação em Ciências Biológicas

Seg, 11 de Fevereiro de 2019 14:20

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas na área de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) está com inscrições abertas até 15 de março de 2019. O programa de pós-graduação oferece 20 vagas para mestrado e 20 para doutorado e doutorado direto.

O processo seletivo é de caráter eliminatório e classificatório, não havendo obrigatoriedade de preenchimento do total de vagas disponíveis. Para doutorado direto ou mestrado podem se inscrever os graduados ou estudantes que estejam cursando o último semestre do curso de graduação em nível superior e, para doutorado, podem se inscrever mestres ou pós-graduandos que tenham cursado no mínimo 18 meses de mestrado. Os cursos de graduação aceitos são: licenciatura, bacharelado ou tecnólogo, este último com carga horária mínima de 2.200 horas.

O processo seletivo é composto de uma prova de proficiência em Botânica e uma prova de arguição, ambas eliminatórias. As provas poderão ser realizadas no IB-USP ou a distância. A prova de proficiência acontecerá no dia 1º de abril, das 10 às 12 horas. Ela compreenderá os programas das linhas: Anatomia de Plantas Vasculares; Biologia de Algas; Biologia de Sistemas; Biologia do Desenvolvimento Vegetal; Ensino de Botânica; Recursos Econômicos Vegetais; e Sistemática, Evolução e Biogeografia de Plantas Vasculares.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, das 10 horas às 11h30 e das 14h às 16h, na Secretaria Geral de Pós-Graduação do IB-USP, na rua do Matão, Travessa 14, 321, Cidade Universitária, São Paulo, ou pelo correio considerada a data de postagem.

Durante a inscrição, o candidato deverá preencher e entregar a ficha disponível no site do IB-USP, cópia do RG, CPF ou passaporte (se estrangeiro), cópia do certificado de proficiência em inglês, projeto de pesquisa, link para o currículo Lattes, comprovação de iniciação científica concluída para os candidatos ao doutorado direto, ficha de solicitação de prova de proficiência em Botânica a distância, caso o candidato opte por realizar a prova a distância, disponível no site do Programa de Pós-Graduação.

Mais informações: http://posbotanica.ib.usp.br/pt/ingresso/editais-e-formularios.html.

Fonte: Portal Agência FAPESP