Entidades de MS preparam ações de cultura e turismo para a Reunião Anual da SBPC

Qui, 07 de Fevereiro de 2019 14:12

O evento será realizado de 21 a 27 de julho na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. As inscrições já estão abertas

Com o objetivo de apresentar as riquezas de Mato Grosso do Sul para o Brasil, a UFMS recebeu hoje representantes do governo estadual, da Prefeitura de Campo Grande, do Sebrae e de associações de gastronomia para desenvolver as ações de cultura, turismo e ciência para a 71ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Campo Grande nos dias 21 a 27 de julho.

A vice-reitora Camila Ítavo e os professores Ivo Leite e Luciana Montera apresentaram o planejamento para a maior feira científica da América Latina, que pela primeira vez será realizada em Mato Grosso do Sul.

Para a assessora técnica da Superintendência de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar (Sumapro), Marina Dobashi, a realização da reunião da SBPC é uma oportunidade de envolver a comunidade interna e externa à Universidade com a ciência. “Eu acho que com a SBPC a gente consegue fazer com que as pessoas entendam que o dia a dia delas está totalmente interligado com o que é desenvolvido nas universidades e nos institutos de pesquisa e o governo também está no dia a dia das pessoas, e todas as ações de governo são baseadas em ciência também, então nada mais justo do que a gente também participar a apoiar esse evento”.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) Nilde Brun explicou que Campo Grande tem como forte o turismo de eventos e negócios, logo, um evento do tamanho da SBPC irá agregar muito para a cidade. “Quanto mais eventos nós trouxermos para cá, maior será o envolvimento das pessoas e a qualidade dos produtos que o município oferece. A SBPC sem dúvida nenhuma vai ser uma grande vitrine para o estado e para a cidade. Estamos envolvidos integralmente e à disposição da Universidade, porque entendemos a importância deste evento que será um grande sucesso”, afirma.

A superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campo Grande, Edna Antonelli, apresentou diversos produtos personalizados produzidos por empreendedores alocados nas incubadoras tecnológicas municipais. A ideia é comercializá-los para os visitantes da SBPC, movimentando a economia local. “Foi desenvolvida uma linha de produtos, como camisetas, bandanas, sacolas, mochilas, artesanatos, todas com o tema ‘capivara’, e a incubadora de alimentos colocou a logo do evento nos produtos alimentícios. Essa é uma boa oportunidade de venda para os nossos empreendedores que estão nas incubadoras municipais”, conta.

Para apoiar ações como esta, que valorizam empreendimentos locais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS) é um dos parceiros mais antigos desta edição da SBPC. “O Sebrae, dentro da missão de desenvolver as micro e pequenas empresas do estado, apoia esse evento e entende que ele tem o dinamismo de potencializar nossas economias, o que vemos com muitos bons olhos”, disse a técnica Neire Colman.

Como grande parte das expressões culturais de uma região é representada pela gastronomia, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Feira Central de Campo Grande estão envolvidas com a organização da Reunião. “Um evento desse tamanho não só estimula todo o meio acadêmico e científico, mas toda a cadeia produtiva do turismo. É um grande momento e a Abrasel está colocando todos os bares e restaurantes à disposição, tanto dentro da Universidade, durante o evento, quanto pela cidade”, declara o presidente da associação, Juliano Wertheimer.

Alvira Apel de Melo, presidente da Associação da Feira Central de Campo Grande, conta que a parceria da Feira com a Universidade vem desde a 70ª Reunião da SBPC, realizada em Maceió. “Nós estivemos junto com a UFMS para representar Mato Grosso do Sul em Maceió e hoje estamos aqui porque queremos levar a SBPC para dentro da Feira Central, além de também estar na Universidade, porque nós podemos levar a cultura popular para o evento. Queremos mostrar o que é Campo Grande e movimentar o nosso pequeno empreendedor da área cultural”.

SBPC 2019

São esperados mais de 16 mil visitantes durante os seis dias do evento, que tem inscrições gratuitas e é aberto para toda a sociedade sul-mato-grossense. A programação conta com atividades para todas as faixas etárias, terminando no sábado com o Dia da Família na Ciência. O tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social” vai envolver diversas áreas do conhecimento, distribuídas em exposições, minicursos, palestras, mesas redondas, conferências, entre outras.

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 11/3 pelo site http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/.

Fonte: Jornal da Ciência, 07/02/2019, com informações UFMS