FAPESP Week destaca pesquisa em cooperação com o Reino Unido

Qui, 07 de Fevereiro de 2019 10:18

O Reino Unido é o principal parceiro internacional em pesquisa nos projetos apoiados pela FAPESP. Em 10 anos, a FAPESP apoiou 400 projetos de pesquisa em colaboração com agências de fomento, empresas e universidades britânicas.

Para celebrar a parceria e estimular novas colaborações nas mais diversas áreas do conhecimento, a FAPESP realizará a FAPESP Week London nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2019, no âmbito do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação.

O simpósio em Londres reunirá cientistas de várias instituições do Reino Unido e do Brasil. No primeiro dia, a sessão sobre "Saúde e Envelhecimento" terá Ricardo Araya (King’s College London), Alícia Kowaltowski (Universidade de São Paulo, USP), Mayana Zatz (USP e Centro de Pesquisa do Genoma Humano) e Sovan Sarkar (University of Birmingham).

Em seguida, Patrick Varga-Weisz (University of Essex), Ana Marisa Chudzinski-Tavassi (Instituto Butantan e Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares), Steve Hill (British Heart Foundation), Glaucius Oliva (USP e Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos) falarão sobre "Ciências Biológicas e Descoberta de Medicamento".

Participarão da sessão sobre "Astrofísica" Oliver Buchmueller (Imperial College London), Carlos Guillermo Giménez de Castro (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Stefan Söldner-Rembold (University of Manchester) e Ettore Segreto (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp).

O segundo dia da FAPESP Week London começará com uma mesa-redonda sobre "Colaboração em pesquisa Indústria-Universidade", com Wen Hwa Lee (University of Oxford), Sérgio Robles Reis de Queiroz (Unicamp e FAPESP), Isro Gloger (GSK), Helen Ewles (Royal Academy of Engineering), Alexandre Breda (Research Centre for Gas Innovation, RCGI) e Katlin Massirer (Centro de Química Medicinal, CQMED/SGC Unicamp).

A sessão sobre "Novas Energias" terá Nigel Brandon (Imperial College), Julio Meneghini (USP e RCGI), Timothy Bugg (University of Warwick) e Rubens Maciel Filho (Unicamp e Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia, BIOEN).

"Desigualdade, Inclusão Social e Migração" será o tema que contará com apresentações dos pesquisadores Gareth Jones (London School of Economics and Political Science), Eduardo Cesar Leão Marques (USP e Centro de Estudos da Metrópole), Paul Statham (University of Sussex) e Maria Alexandra da Cunha (Fundação Getúlio Vargas).

Em seguida, haverá uma mesa-redonda sobre “Divulgação Científica no Século 21”, com Jan Piotrowski (The Economist), Ben Deighton (SciDev.Net) e Mun-Keat Looi (Mosaic and The Wellcome Trust), mediada por Alexandra Ozorio de Almeida, da revista Pesquisa FAPESP.

A última sessão será sobre “Nexo Água-Alimentos-Energia" e terá os pesquisadores Sacha Mooney (University of Nottingham), Angelo Berchieri Junior (Universidade Estadual Paulista, Unesp), Darren Evans (Newcastle University) e Flavio Vieira Meirelles (USP), com mediação de Tim Willis (Biotechnology and Biological Sciences Research Council, BBSRC).

Sir Mark Walport (executivo-chefe da UK Research and Innovation), Fred Arruda (embaixador do Brasil no Reino Unido), Marco Antonio Zago (presidente da FAPESP), Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da FAPESP) e Andrew Allen (diretor de assuntos internacionais da Royal Society) participarão da abertura do evento.

Mais informações: www.fapesp.br/week2019/london.

Fonte: Portal Agência FAPESP