Mineradoras desconsideram danos ao ecossistema e à sociedade

Qui, 07 de Fevereiro de 2019 09:35

As empresas do setor tendem a só levar em conta a poluição que geram porque isso é regulamentado por lei, diz estudo

Mineradoras tendem a considerar que os impactos ambientais causados pela sua atividade são só a poluição, seja do ar, da água ou sonora, todas elas regulamentadas pelo poder público e perdem de vista o enorme efeito da mineração sobre o ecossistema e a comunidade ao redor, alerta Maria Amélia Enríquez, professora da Universidade Federal do Pará e da Universidade da Amazônia, em análise do tema realizada com colegas da USP e da UFRJ.

Segundo Enríquez, “sem ecossistemas íntegros dificilmente se pode pensar em desenvolvimento sustentável, uma vez que sem água limpa não há produção agrícola nem pesqueira, em solos contaminados não brota vida e a saúde da população fica prejudicada”. Ecossistema é o conjunto dos relacionamentos mútuos entre determinado meio ambiente e a flora, a fauna e os microorganismos que nele habitam, e que incluem os fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico.

Leia na íntegra: Carta Capital

Fonte: Jornal da Ciência, 05/02/2019