Curso de Divulgação da Ciência e da Tecnologia é oferecido na UFSCar

Ter, 05 de Fevereiro de 2019 14:02

O curso de especialização em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica está com inscrições abertas até dia 22 de fevereiro de 2019.

A iniciativa é oferecida pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

O objetivo do curso é formar profissionais para o planejamento, realização e avaliação de projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em diferentes públicos.

As aulas serão divididas em dois blocos. O primeiro, “Ciência para Poetas”, terá aulas apresentando conceitos básicos, questões fundamentais e desafios da Física, Química, Ciências Biológicas, Estatística e Filosofia.

O outro bloco, “Poesia para Cientistas”, será composto pela teoria e prática da divulgação científica, suas linguagens (em texto, vídeo, áudio, plataformas interativas etc.), e pela interação das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

A ideia é que os alunos participem da elaboração de produtos de divulgação ao longo de todo o curso.

As aulas estão previstas para começar no dia 9 de março de 2019 e seguem até meados de 2020, quando os alunos ainda terão mais um semestre para a elaboração de suas monografias e projetos de conclusão de curso. As disciplinas serão ministradas aos sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no Campus São Carlos da UFSCar, rodovia Washington Luís, s/n, São Carlos, SP. A mensalidade é de R$ 500.

Para participar do processo seletivo, as pessoas interessadas devem realizar a inscrição e enviar carta de interesse e currículo pelo site do curso. A lista de pessoas selecionadas será divulgada no dia 1º de março.

Mais informações: https://bit.ly/2uqOAv5.

Fonte: Agência FAPESP