logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

SBPC e UFMS apresentam cartaz da 71ª Reunião Anual

Ter, 05 de Fevereiro de 2019 09:17

Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, o evento será realizado de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. As inscrições já estão abertas

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgaram o cartaz da 71ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 21 a 27 de julho de 2019, em Campo Grande (MS). Segundo a comissão organizadora do evento na UFMS, tanto a logomarca quanto a arte do cartaz foram pensadas para simbolizar o Estado-sede e o tema do evento: “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

 

“A nossa logomarca tem tudo a ver com o tema e com a riqueza do Mato Grosso do Sul: a fauna, a flora, os solos, a diversidade cultural de uma região ligada à Bolívia e ao Paraguai, de um Estado que foi construído por pessoas de toda a Federação. Também temos representada a nossa pujança hídrica – estamos localizados no Aquífero Guarani, temos Bonito, temos o Pantanal”, enumera a vice-reitora da UFMS, Camila Itavo, uma das coordenadoras locais da Reunião.

 

Sobre o cartaz, Itavo conta que a ideia foi trabalhar, em um estilo minimalista, com as cores que simbolizam toda essa opulência. Um verde escuro representa as matas dos biomas Cerrado, Complexo Pantanal, Mata Atlântica e Chaco. Um verde um pouco mais claro indica os campos de lavouras que faz do MS o 5º maior produtor de grãos do Brasil. O tom avermelhado é usado para lembrar a terra de cor avermelhada – Campo Grande é conhecida como Cidade Morena por isso. A cor laranja revive o esplendor do pôr-do-sol nos planaltos e na planície pantaneira. Os encontros das linhas coloridas e seus contornos descrevem a ideia das fronteiras do Estado. O azul claro remete à riqueza hídrica: dois rios de grande importância na hidrografia brasileira (Paraguai e Paraná), a maior parte do Aquífero Guarani sob os solos sul-mato-grossense e as águas de Bonito (Serra da Bodoquena). Um tom mais profundo de azul completa a composição, simbolizando a observação dos céus e imensidão do espaço em MS. “É uma construção poética”, conclui a vice-reitora.

 

A 71ª Reunião Anual da SBPC chega a Campo Grande em um ano muito importante para a Universidade, que celebra, em 5 de julho, 40 anos de sua federalização, de quando foi criada a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Além disso, também em 2019, o município celebra 120 anos de fundação. “Para todo o Estado, é um grande orgulho receber, pela primeira vez em 71 anos, uma Reunião Anual da SBPC. Por onde passa esse evento, as localidades nunca são mesmas. E é isso o que desejamos aqui em nossa região: transformar pela ciência e tecnologia o pensamento e as atitudes dos nossos jovens, estudantes, pesquisadores e professores. Principalmente porque nossa população não tem tanto acesso a esse tipo de atração científica”, comenta Itavo. “Temos certeza de que o evento será um sucesso”, afirma.

 

Inscrições abertas

 

A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Para quem quiser submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso ou ainda obter o material do evento, serão cobradas taxas cuja informação está disponível nas Normas de Inscrição.

 

Os interessados em submeter trabalhos terão até 11 de março de 2019 para fazer a inscrição e o pagamento da taxa, mas o evento também contará com um limite de 1000 trabalhos que, se for atingido, poderá antecipar o encerramento do prazo.

 

A inscrição online sem o envio de trabalho poderá ser feita até 19/07/2019.

 

A Reunião Anual

 

A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui mais de 140 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de 5 mil sócios ativos.

 

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

 

A Programação Científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas). O evento será encerrado com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

 

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

 

Para mais informações, acesse o site da 71ª Reunião Anual: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 31/01/2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa