Fila para analisar patentes anda devagar e retarda inovação

Qua, 30 de Janeiro de 2019 09:33

Reportagem do Jornal Valor Econômico fala sobre estudo da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI)

Falta de mão de obra é a principal causa da demora na aprovação de patentes no Instituto Nacional der Propriedade Intelectual (INPI). É o que atesta um estudo do professor Antônio Márcio Buainain, da Unicamp, realizado a pedido da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), em reportagem publicada no jornal Valor Econômico desta terça-feira (29).

De acordo com o levantamento, em 2018 havia mais de 208 mil pedidos de patentes a serem analisados pelo INPI, 15% menos que em 2017. Em 2014, o Brasil tinha 1.042 pedidos de patentes para cada examinador, enquanto nos Estados Unidos a mesma relação era de 66,7, na Europa 93,8, no Japão 109,7 e na Coreia do Sul 210,5. O reflexo da falta de mão de obra é que enquanto a análise de um pedido leva 10,2 anos no Brasil, no Japão leva apenas 1,3 ano e nos EUA, 2,2 anos.

O número de pedidos na fila do INPI vem caindo graças a um esforço do órgão que, desde 2014 vem apostando no estabelecimento de metas, na contratação de funcionários, no uso de tecnologias mais recentes e na assinatura de convênio com órgãos de outros países, o que possibilitou dobrar o número de concessão de patentes para 5.450 em 2017.

Apesar do trabalho e “dedicação da equipe técnica” para diminuir a fila de pedidos de patentes, mais de 200 é um número alto para padrões internacionais, afirma Buainain, que defende uma valorização do instituto, com a contratação de mais profissionais examinadores.

Fonte: Jornal da Ciência, com informações Valor Econômico, 29/01/2019 pág. A17