logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Políticas digitais do MCTIC são indicadas a prêmio da ONU

Seg, 28 de Janeiro de 2019 16:48

Prêmio WSIS reconhece iniciativas que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs) como fatores para o desenvolvimento sustentável.

 

Três políticas públicas elaboradas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foram indicadas ao prêmio WSIS (Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas. A premiação reconhece iniciativas mundiais que utilizam as TICs como fatores para o desenvolvimento sustentável.

 

Foram indicados ao prêmio:

 

- Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que apresenta 100 ações para acelerar a digitalização da economia brasileira;

- Plano Nacional de Internet das Coisas, que detalhou as principais áreas em que o país pode se beneficiar dessa nova tecnologia;

- o Start-Up Brasil, programa de apoio a empresas nascentes de base tecnológica.

 

O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, destaca a indicação ao prêmio como a valorização do diálogo permanente entre o governo e outros atores na construção de políticas públicas. "A indicação desses projetos para essa premiação internacional reflete a relevância dessas iniciativas, que terão continuidade na nova gestão. Destaco, em particular, a importância do processo colaborativo de construção dessas políticas, baseado no amplo diálogo e na parceria entre atores públicos e privados, da academia, da sociedade civil e do setor produtivo”, afirma.

 

O próximo passo da premiação é uma votação aberta ao público, em que qualquer pessoa pode se cadastrar e escolher os projetos de sua preferência até o dia 10 de fevereiro. As cinco iniciativas mais votadas em cada categoria serão reveladas no Fórum WSIS 2019, que acontece de 8 a 12 de abril em Genebra, na Suíça.

 

As equipes dos diretores de Políticas para a Transformação Digital, Miriam Wimmer; de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo; e de Ecossistemas Digitais, Otavio Caixeta, foram responsáveis pela Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, pelo Plano Nacional de Internet das Coisas e pelo programa Start-Up Brasil, respectivamente.

 

Como participar

 

O site para votação é www.wsis.org/prizes . Após a conclusão do cadastro é possível ver a lista completa de indicados. Os projetos do MCTIC fazem parte da primeira listagem, que reconhece as iniciativas governamentais. Também há projetos nacionais indicados nas outras 17 categorias.

 

Fonte: Portal MCTIC

 

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa