Nomeado novo presidente do CNPq

Seg, 21 de Janeiro de 2019 11:12

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico será presidido por João Luiz Filgueiras de Azevedo, pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e professor do ITA. Nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União dessa terça-feira, 15 de janeiro

O engenheiro aeronáutico João Luiz Filgueiras de Azevedo, pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O decreto com a nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União dessa terça-feira, 15 de janeiro.

De acordo com o seu currículo na plataforma Lattes, Azevedo possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestrado e doutorado pela Stanford University, nos Estados Unidos. Atualmente é pesquisador titular (A-III) do IAE, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e professor colaborador do ITA. Entre 2004 e 2008 atuou como Diretor de Transporte Espacial e Licenciamento (DTEL) da Agência Espacial Brasileira (AEB). Em 2005 foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no Grau de Comendador.

Na mesma edição do DOU, foram publicadas as nomeações de Carlos Augusto Teixeira de Moura, para exercer o cargo de presidente da Agência Espacial Brasileira, e do ex-deputado federal pelo PSDB de São Paulo, Júlio Francisco Semeghini Neto, para o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Fonte: Jornal da Ciência, 16/01/2019