logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

A Inovação é um gol

Seg, 21 de Janeiro de 2019 10:59

“O apoio à inovação por meio de isenções fiscais é evidentemente desejável, mas precisa ser aperfeiçoado”, afirma David Kupfer, diretor do Instituto de Economia da UFRJ e pesquisador do Grupo de Indústria e Competitividade (GICIE/UFRJ)

 

Nesses tempos de fiscalismo acima de tudo que o Brasil vem atravessando, uma das políticas públicas mais afetadas é o fomento às atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. De fato, nos últimos anos teve lugar uma contração significativa do montante de recursos alocados a essa finalidade. Dado o papel estratégico da inovação na indução do crescimento do PIB e no desenvolvimento econômico, o recuo que vem ocorrendo no Brasil é evidentemente indesejável, mais ainda em um contexto em que outros países, ao contrário, vêm intensificando os seus esforços de PD&I.

 

No que tange aos recursos alocados ao apoio à P,D&I empresarial, o quadro de restrição orçamentária e de sucessivos contingenciamentos dos fundos públicos direcionados ao financiamento da inovação vem provocando, além da redução do montante total do fomento, uma importante mudança na sua composição. Desde 2008, o peso relativo das isenções fiscais frente aos subsídios e outras transferências vem aumentando. Assim, em 2015 (último dado disponível na literatura) os primeiros já haviam atingido cerca de 60% do total, significando valores um pouco superiores a R$ 11 bilhões. Tratando-se do primeiro ano do ciclo recente de tentativas de ajuste fiscal, os dados mais atuais, quando disponíveis, irão seguramente mostrar que essa proporção seguiu aumentando desde então.

 

Leia na íntegra: Valor Econômico

 

O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 14/01/2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa