Ciência por Elas busca atrair jovens para a carreira científica

Seg, 21 de Janeiro de 2019 10:56

Iniciativa da USP em Ribeirão Preto organiza uma semana de atividades para mostrar que mulheres podem ser destaque na ciência

Elas ainda estão distantes do cotidiano vivido por pesquisadores e universitários, mas já puderam ter uma ideia das contribuições importantes que a ciência traz para nossas vidas. Entre os dias 10 e 14 de dezembro, cerca de 60 meninas entre 11 e 14 anos participaram das atividades do Ciência por Elas.

A iniciativa é organizada pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, pelo Centro de Terapia Celular (CTC) da USP e pelo Laboratório EcoHumanTox, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

Inspirado no projeto Meninas com Ciência, realizado pelo Museu Nacional, o evento colocou as adolescentes frente a frente com pesquisadoras e professoras da USP. O objetivo foi mostrar que as mulheres podem ocupar lugares de destaque na comunidade científica e são responsáveis por muitas descobertas, contrariando a tradicional associação do cientista à figura masculina.

O retorno foi positivo e as meninas que participaram compreenderam bem essa ideia. “Quando a gente veio para cá, viemos com uma visão de cientista e, agora, saímos com outra. Não sabia que as mulheres tinham inventado tanta coisa assim, foi bem legal”, conta a estudante do 7º ano, Maria Júlia Barbosa Silva.

Leia na íntegra: Jornal da USP

Fonte: Jornal da Ciência, 14/01/2019