Capes nega que haverá critérios ideológicos na concessão de bolsas de pós-graduação no exterior

Sex, 11 de Janeiro de 2019 10:49

Em nota, a agência explicou que “os critérios de seleção para bolsas no exterior são públicos e amplamente divulgados de acordo com os editais e regulamentos” e afirmou que “a Capes prima pelo mérito acadêmico e científico, sempre pautado pela qualidade e relevância das propostas”

Em coluna publicada no último domingo (6), o jornal O Globo informou que a nova gestão do Ministério da Educação (MEC) estuda aplicar critérios ideológicos nos processos seletivos para concessão de bolsas de pós-graduação no exterior. De acordo com o veículo impresso, o critério ideológico seria “eliminatório”. Esse parâmetro poderia ser usado, inclusive, para interromper bolsas já concedidas.

A assessoria de imprensa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por bolsas de pós-graduação, disse que a informação divulgada na coluna “não procede” e negou que haja qualquer tipo de plano para implementação de padrões ideológicos.

Em nota, a pasta explicou que “os critérios de seleção para bolsas no exterior são públicos e amplamente divulgados de acordo com os editais e regulamentos” e afirmou que “a Capes prima pelo mérito acadêmico e científico, sempre pautado pela qualidade e relevância das propostas.”

Leia na íntegra: Correio Braziliense

Fonte: Jornal da Ciência, 08/01/2019, com informações Correio Braziliense