A universidade não sabe o que fazer com suas patentes

Sex, 11 de Janeiro de 2019 10:36

O caminho é este: produzir inovação em parceria com as empresas. É o caminho seguido em todo o mundo, afirma Humberto G. Ferraz, docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Desenvolvimento e Inovação Farmacotécnica (Deinfar)

A qualidade da interação entre a pesquisa acadêmica e a iniciativa privada está diretamente ligada ao progresso tecnológico, econômico e social de uma nação. Tal interação é demonstrada não só pela capacidade das universidades produzirem ciência básica e aplicada, como pela agilidade com que a propriedade intelectual é assegurada pelo registro de patentes.

Não basta inventar algo novo e registrar a patente. As nações que lideram a corrida tecnológica são aquelas que conseguem mais rapidamente transformar novas tecnologias e processos em novos produtos e serviços, o que só acontece graças à iniciativa privada.

Veja o texto na íntegra: Valor Econômico

O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante.

Fonte: Jornal da Ciência, 21/12/2018, com informações Valor Econômico