Finep anuncia editais que somam R$ 21 mi para apoio a pesquisa em temas prioritários

Sex, 11 de Janeiro de 2019 10:24

Propostas podem ser submetidas até 28 de fevereiro

A Finep anunciou chamada pública de seleção de propostas para concessão de apoio a projetos institucionais de pesquisa científica que contemplem, pelo menos, uma das seguintes linhas temáticas, que serão analisadas separadamente: Floricultura e Fruticultura do Bioma Caatinga, Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários, Agropecuária Aplicada e Química Forense.

Serão comprometidos recursos não reembolsáveis no valor de até R$12.500.000,00 (doze milhões e quinhentos mil reais) originários do FNDCT a serem aplicados no período de dois anos (2019-2020).

Data final para submissão de propostas: 28 de fevereiro de 2019. Previsão de resultado final: 30 de maio de 2019.

Podem se candidatar órgãos ou entidade da administração pública direta ou indireta de qualquer esfera de governo, organizações sociais (OS), cujas atividades sejam dirigidas à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico e entidades privadas sem fins lucrativos, qualificadas como instituição de apoio, responsável pela execução gerencial e financeira do projeto.

Distribuição dos recursos

Setor de Fruticultura e Floricultura para o Bioma Caatinga

Até 2.500.000,00 milhões (dois milhões e quinhentos mil reais) originários do FNDCT, para a concessão de apoio para até 10 projetos/propostas.

O valor máximo de cada proposta será de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Centros de Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários

Até R$ 3.000.000,00 milhões (três milhões de reais) originários do FNDCT, para a concessão de apoio para até 4 projetos/propostas.

O valor máximo de cada proposta será de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais).

Setor Agropecuário

Até R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) originários do FNDCT, para a concessão de apoio para até 10 projetos/propostas.

O valor máximo de cada proposta será de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Setor Forense

Até R$ 3.500.000,00 milhões (três milhões e quinhentos mil reais) para a concessão de apoio para até 5 projetos/propostas.

O valor máximo de cada proposta será de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais).

Saneamento

Além desta iniciativa, outra chamada pública acaba de ser anunciada para um setor também fundamental para o país: saneamento. A Finep vai aplicar R$ 8,5 milhões (Oito milhões e quinhentos mil reais) para apoio financeiro a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem solucionar desafios históricos brasileiros.

Os recursos serão disponibilizamos nos seguintes temas: abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. A ideia é que o dinheiro seja aportado nos próximos dois anos. Data final para inscrição online: 11/03/2019. Resultado final: a partir de 01/07/2019.

Fonte: Jornal da Ciência, 03/01/2019, com informações Finep