UFMS, CNPq e SENAI são parceiros em programa de inovação

Sex, 11 de Janeiro de 2019 08:19

Um programa pioneiro de incentivo à inovação foi iniciado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa UFMS-PPG-Inovação é uma iniciativa inédita na universidade e visa motivar projetos desenvolvidos no âmbito dos programas de pós-graduação para que busquem propor soluções aos desafios apresentados por empresas, ampliando a interação universidade-empresa e contribuindo para aprimorar a pesquisa acadêmica ao incrementar o processo de inovação.

A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Mato Grosso do Sul (SENAI-MS), que prestará apoio nas fases de prospecção de empresas, identificação de desafios para a pesquisa aplicada e apoio aos supervisores das empresas, caso o proponente tenha interesse.

O primeiro edital foi lançado para a concessão de cinco bolsas de doutorado, cinco de mestrado e cinco de iniciação tecnológica para alunos de graduação. O edital segue fluxo contínuo, enquanto houver bolsas disponíveis, com prazo para envio da proposta até 1 de agosto de 2019.

Para as propostas, são indicados temas prioritários, ainda que não obrigatórios. São eles:

• Produção de Biocombustíveis de primeira, segunda e terceira geração (Fossil Free Fuel).
  • Processos de agregação de valor a recursos naturais locais e resíduos de produção do Estado de Mato Grosso do Sul.
  • Produção de alimentos de rótulos limpos (Clean Label).
  • Desenvolvimento de produtos, processos ou serviços para aplicações voltadas à saúde humana, saúde animal ou à produção agropecuária.
  • Monitoramento e/ou remediação de impactos ambientais nas diferentes cadeias produtivas do Estado de Mato Grosso do Sul.
  • Controle de pragas e doenças do complexo agropecuário e de inseto-vetores de interesse para a saúde humana.
  • Reaproveitamento de energia calorífica dissipada por equipamentos.
  • Automatização de processos produtivos da Construção Civil.
  • Desenvolvimento de novos materiais.
  • Desenvolvimento de conversão de aplicativos (sistemas de manutenção, gestão de logística, gestão energética e outros) de plataforma Web para Mobile.
  • Aplicações em drone para sistema de georeferenciamento.
  • Ferramentas visuais (Gamificações, Realidade Aumentada ou Realidade Virtual) para praticas industriais (simulações, aprendizados, validações).
  • Desenvolvimento de hardware e software para aplicações IoT (Internet das Coisas) e/ou Cidades Inteligentes.
  • Desenvolvimento de hardware e software para aplicações industriais.

Mais informações sobre o programa e o edital na íntegra estão disponíveis na página do PPG-Inovação na internet.

Fonte: Portal CNPq