logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

China e Rússia se unem em controversos experimentos de modificação da atmosfera

Qua, 19 de Dezembro de 2018 16:50

Realizadas em junho, experiências afetaram a ionosfera e têm possíveis aplicações militares

 

China e Rússia se uniram em meados deste ano para a realização de controversos experimentos de modificação da atmosfera. De acordo com o jornal chinês “South China Morning Post”, as cinco experiências ocorreram em junho e afetaram a ionosfera, camada entre cerca de 75 e mil quilômetros de altitude tomada de elétrons e átomos de carga positiva, os chamados íons, separados pela ação da radiação solar e cósmica.

 

Por suas características físicas, a ionosfera funciona como um “espelho” para sinais de rádio, permitindo comunicações por grandes distâncias e, assim, sua manipulação pode ter aplicações militares. Ainda segundo o jornal chinês, um dos experimentos, em 7 de junho, causou perturbações numa área de mais de 126 mil quilômetros quadrados, ou cerca de três vezes o estado do Rio de Janeiro, com a zona afetada, a aproximadamente 500 quilômetros de altitude, apresentando uma concentração de elétrons dez vezes maior que as regiões em torno dela.

 

Veja o texto na íntegra: O Globo

 

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 18/12/2018, com informações O Globo

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa