ABIPTI comemora 38 anos de atuação com inauguração da nova sede no Biotic

Qua, 19 de Dezembro de 2018 16:21

Ontem (17) a ABIPTI realizou seu primeiro evento na nova sede, instalada dentro do Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. A inauguração da nova casa marcou também os 38 anos de atuação da Associação na luta pelo reconhecimento da ciência, tecnologia e inovação brasileira.

A Diretora Executiva da ABIPTI, Flaudemira Paula, abriu o evento relembrando a história da Associação e a busca para se reerguer diante dos anos difíceis.

“Foram muitos momentos de dificuldades, mas gosto muito de lembrar da frase ‘sempre insista, persista e nunca desista’, e é exatamente nessa linha de pensamento que lutamos e sonhamos com esse momento. Desde 2010 batemos de porta em porta e recebemos muitas respostas negativas. Hoje, quero agradecer aos nossos parceiros institucionais. Com essa luta e persistência, trabalhamos por esse espaço que é o Biotic”, disse a Diretora.

Neste ano, a Associação escolheu também sua nova diretoria para o biênio 2019-2022. Luiz Fernando Vianna, do Instituto Lactec, assumiu a presidência da ABIPTI e ressaltou que acredita no futuro da Associação e nos bons frutos que a parceria com o Biotic trará para todo o ecossistema de inovação.

“Esse ambiente remete muito ao Vale do Silício, porque é colaborativo e tem diversas associações. A ABIPTI ao lado da Anprotec. Startups em nível de maturidade avançado. E Biotic promovendo a interação entre atores. Enxergo o surgimento de um novo ecossistema de inovação do Distrito federal”.

Vianna também lembrou da dificuldade de trabalhar com inovação no Brasil, mas ressaltou que as contribuições da ABIPTI e de outras instituições ajudarão a tornar a inovação um negócio, para o alcance do desenvolvimento.

“Todos aqui sabem como é difícil trabalhar com inovação. O nosso maior desafio é fazer com que as nossas instituições gerem negócios a partir da inovação. A ABIPTI está aí para contribuir com a iniciativa privada, com o governo, com o Biotic e com todos os outros atores que compõem esse sistema”.

O Presidente destacou também os papeis regionais da instituição e a importância de mantê-los para tratar questões e desenvolver o Brasil de forma mais igualitária.

Além da ABIPTI e da Anprotec, o Biotic também abriga diversas startups. O Presidente do parque, Mário Lima, enfatizou que o Biotic é “a casa de um novo Brasil, que nascerá da inovação e do empreendedorismo”.

Mário destacou também a importância da colaboração para a construção de um ecossistema mais completo. “Sabemos que a inovação vem da colaboração entre organizações, e acredito que só não desenvolvemos mais porque desaprendemos a trabalhar em conjunto. Aqui temos a chance de fazer com que as organizações se encontrem e comecem a viver em clima de consenso”, completou.

Entre suas ações, a ABIPTI atuou fortemente junto a outras instituições para defender políticas públicas mais favoráveis ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Sávio Raeder, Diretor do Departamento de Políticas e Programas de Ciências, relembrou uma das ações importantes da Associação. “A ABIPTI foi fundamental na luta pela regulamentação do Marco Legal. Ela e outras instituições atuaram para que pudéssemos ter uma flexibilização da legislação para tornar os processos mais ágeis, melhorar as parcerias, garantir segurança jurídica e, tudo isso, para aumentar a colaboração entre os atores que formam o nosso ecossistema de inovação, inclusive com o governo”, comentou Raeder.

Por fim, a Diretora Executiva, Flaudemira Paula, chamou a Ex-Presidente da Associação, Isa Assef dos Santos, que também falou sobre os anos de luta em que a ABIPTI contou com o apoio do governo para continuar as atividades.

“Somos lutadores. Nós só conseguimos continuar com a instituição durante um tempo por conta do apoio do Ministério. Quando você inaugura uma nova sede, completa 38 anos, vê que a luta valeu a pena. Você tem que lutar por aquilo que construiu, mas tem que saber passar o bastão e torcer para tudo dar certo”, concluiu a Ex-Presidente.

Fonte: Portal ABIPTI