Pós-doutorado em Ecologia com Bolsa da FAPESP

Qua, 19 de Dezembro de 2018 15:55

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP é oferecida pelo Projeto Temático “Fauna em Paisagens Agrícolas: Padrões e Processos”, para atuação no Laboratório de Ecologia da Paisagem e Conservação (LEPaC) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). O prazo de inscrição termina no dia 21 de dezembro de 2018.

O bolsista participará no desenvolvimento do subprojeto de pesquisa “Biomassa e diversidade funcional como moduladores do funcionamento ecossistêmico”, coordenado pelo professor Luciano Martins Verdade, membro da coordenação do programa BIOTA-FAPESP.

O projeto tem como objetivos determinar a relação entre o padrão de diversidade biológica e a complexidade de processos ecológicos e evolutivos em paisagens agrícolas; aprimorar técnicas em estudos de levantamento de fauna, uso do espaço e dieta; conhecer características de patógenos que circulam na interface fauna selvagem/fauna doméstica/humanos; e determinar a possível relação entre a ecologia evolutiva de patógenos e a de seus hospedeiros.

O candidato deve ter doutorado obtido há menos de três anos em assunto relacionado à Análise Ecológica por meio de sensoriamento remoto. Além disso, deverá ter experiência comprovada em aplicação de sensoriamento remoto em ecologia de paisagens e monitoramento ambiental; em análise de paisagens mistas e modelagem espacial; em análises integrando diferentes escalas espaciais e temporais; conhecimento de fisionomias de vegetação tropical; tratamento de diferentes tipos de imagens remotas (fotos aéreas e imagens orbitais); experiência em uso de softwares e técnicas de sensoriamento remoto, tais como ArcGis e Point Clouds; uso das linguagens R e Python; em trabalho em grupo(s) de pesquisa multidisciplinar(es); envolvimento em projeto de pesquisa internacional; e publicação científica em revista internacional.

Os interessados deverão entrar em contato com a professora Vânia Pivello, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , enviando uma carta de apresentação, currículo Lattes atualizado e duas cartas de recomendação. A avaliação será feita com base no currículo e comprovação das experiências exigidas. Também poderão ser solicitados documentos adicionais e/ou entrevista por Skype.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2519.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP