logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Conselho de Inovação da UFSCar apresenta resultados 2017-2018 da Agência de Inovação e aprova novos projetos e políticas da Universidade

Escrito por Tatiane Liberato   
Qua, 19 de Dezembro de 2018 14:03

No último dia 17 de dezembro, a partir das 8h30, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) para a realização de sua 8ª Reunião Ordinária, presidida pela reitora da universidade, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e secretariada pelo diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Vidal Aroca. O Conselho de Inovação foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação da UFSCar, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo Reitor da UFSCar (presidente), todos os Pró-Reitores, um representante de cada Centro Acadêmico, a Diretoria da FAI•UFSCar e a Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar.

 

A reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, iniciou a reunião com os informes da presidência, dando a palavra ao diretor da Agência, Rafael Aroca, para apresentar os principais resultados referentes aos últimos dois anos. Na ocasião, o diretor discorreu sobre a nova estrutura da Agência e a busca por sua sustentabilidade financeira, a regularização das pesquisas científicas da universidade no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), a importância do diagnóstico da cultura empreendedora e o cadastramento das empresas-filhas da UFSCar, bem como os impactos da primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo, além das submissões de propostas a editais da Fapesp e CNPq.


O diretor também apresentou os números da inovação na UFSCar referentes aos anos 2017 e 2018, especialmente os depósitos de pedidos de patentes, as concessões e repasse de royalties. “Somos uma das universidades brasileiras que mais recebe royalties com licenças de tecnologias”. Isso porque, segundo Rafael Aroca, as tecnologias por si só não possuem valor se não forem transformadas em negócios que beneficiarão a sociedade. “É muito legal ver nossas tecnologias nos supermercados, a exemplo das variedades de alface do campus Araras. Nós temos patentes relevantes para a área médica e engenharias que podem fazer a diferença na vida das pessoas, por isso, o nosso esforço é expor o trabalho da universidade para a sociedade”.

 

Durante a reunião, Aroca ressaltou a continuidade da Agência ao importante trabalho na gestão da Propriedade Intelectual, e, especialmente, na questão da cultura do empreendedorismo, evidenciada com a realização do Desafio UFSCar e com a criação do projeto Starteca – espaço de co-working que está sendo criado em função da crescente demanda da comunidade acadêmica sobre inovação e empreendedorismo, numa parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar e a Biblioteca Comunitária da UFSCar. “É interessante que as novas gerações buscam autonomia em seus negócios, não desejando, simplesmente, trabalhar para os outros. Ou seja, os nossos alunos desejam empreender e precisam do apoio da universidade neste processo”, ressaltou Aroca.

 

O Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar aprovou por unanimidade a realização do projeto de inovação “Desafio ErgoPRO”, a elaboração da primeira minuta que cria o Programa de Incubação de Empreendimentos da UFSCar – disponível para consulta e contribuições a partir de 2019 –, além de aprovar a ata da 3ª Reunião Extraordinária realizada no dia 22 de dezembro de 2017.

 

A reitora da UFSCar encerrou a reunião agradecendo a proatividade da equipe da Agência de Inovação por ter alcançado a sustentabilidade, além de sua clareza e transparência na apresentação dos resultados, desejando a todos os membros e familiares um ótimo final de ano e um 2019 com muita energia. “Parabenizamos o trabalho desta equipe inovadora que está sempre buscando novos métodos e formas de garantir resultados, e que a gente volte e continue conduzindo brilhantemente a inovação desta universidade”, finalizou Hoffmann.

 

IMG 1827

Rafael Aroca e Wanda Hoffmann durante a 8ª Reunião Ordinária do Conselho de Inovação Tecnológica

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa