MCTIC lança plataforma de políticas públicas e ações de digitalização do país

Qua, 12 de Dezembro de 2018 10:05

Para o secretário Thiago Camargo, Observatório da Transformação Digital servirá como propulsor do desenvolvimento tecnológico do Brasil.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou nesta quarta-feira (5), em São Paulo, o Observatório da Transformação Digital, uma plataforma que armazena conteúdos e as principais ações voltadas à digitalização do país. Ela é mantida por meio de uma parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), com o objetivo de garantir o engajamento e a participação dos cidadãos brasileiros no acompanhamento de políticas públicas sobre o tema.

Segundo o secretário de Políticas Digitais do MCTIC, Thiago Camargo, o repositório servirá como propulsor para a digitalização e o desenvolvimento tecnológico do Brasil. “Pretendemos que o Observatório seja uma referência para toda a comunidade envolvida com a transformação digital. E, também, que esse portal seja um fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, criando sinergias entre os diversos atores e aproximando grandes empresas, centros de pesquisa, startups, sociedade civil e todas as esferas de governo”, afirmou.

A ferramenta está disponível neste link. Nela, estão reunidas informações relevantes sobre a digitalização, como indicadores e fontes de financiamento, e as principais ações encampadas pelo governo federal para o alcance dos objetivos estabelecidos. Entre elas, estão a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital), o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Manufatura Avançada (ProFuturo).

“Com essa ferramenta, qualquer pessoa vai poder acompanhar as diversas ações que estão em curso no Brasil rumo à transformação digital. E, além disso, vai poder monitorar como estão sendo desenvolvidas as políticas públicas construídas no âmbito federal e acessar informações relevantes sobre a economia digital no país. Isso vai permitir uma interação muito importante para que as iniciativas que desenvolvemos possam ser efetivas e benéficas para todos os cidadãos brasileiros”, destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC, José Gontijo.

Fonte: Portal MCTIC