logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasil é único país do mundo a ter bebê gerado em útero transplantado de doadora morta

Sex, 07 de Dezembro de 2018 08:50

Procedimento de sucesso acaba de ser relatado em artigo publicado ontem no periódico científico médico “The Lancet”

 

Uma menina paulistana prestes a completar um ano de idade é a primeira criança, no mundo, gestada por uma mãe que recebeu um útero de uma doadora falecida. O procedimento de sucesso ainda único no planeta foi realizado por uma equipe do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo no ano passado, e agora está sendo oficialmente relatado em artigo publicado ontem no prestigiado periódico científico médico “The Lancet”.

 

Vítima da chamada Síndrome de Rokitansky, a analista de recursos humanos X — que pediu para não ser identificada — só descobriu que tinha nascido sem útero aos 25 anos, após conhecer o atual marido e pai da criança. Conformada, ela, hoje com 34 anos, achava que assim nunca teria filhos naturalmente. Opinião que começou a mudar em 2014, quando descobriu por meio de grupo de apoio a mulheres com o problema do sucesso de operações de transplante de útero na Suécia. Mesmo assim, X não pensava que poderia vir a se beneficiar do procedimento, ainda experimental.

 

Leia na íntegra: O Globo

 

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 05/12/2018, com informações O Globo

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa