INPI participa de seminário sobre inovação tecnológica em Roraima

Qua, 28 de Novembro de 2018 10:04

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou, no dia 26 de novembro, do seminário "Inovação Tecnológica: um norte para Roraima", em Boa Vista, onde realizou a palestra "A propriedade intelectual como instrumento de desenvolvimento econômico".

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, também participou da abertura do evento, junto com o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Rafael Henrique Rodrigues Moreira; o reitor da Universidade Federal de Roraima, Jefferson Fernandes do Nascimento; o representante do Ministério da Educação, Weber Gomes de Souza; o senador eleito Mecias de Jesus; e o deputado federal Johnathan de Jesus; entre outras autoridades.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (NEEDS/UFRR), por intermédio do professor Gelso Pedrosi Filho, e pelo programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT).

O objetivo do seminário foi discutir a implantação de um ecossistema local de inovação e o estímulo ao empreendedorismo. Também foi debatida a captação de recursos a partir da nova Lei de Informática, que prevê formas de investimentos dos recursos oriundos de subsídios fiscais da Região Amazônica Ocidental e Estado do Amapá.

De acordo com Marcos Jorge, o MDIC atua fortemente, junto aos demais órgãos do Governo Federal, ao Congresso Nacional, à iniciativa privada e a entidades setoriais, para a modernização e atualização da Lei de Informática. Após a promulgação do novo texto, em junho deste ano, o MDIC trabalha agora em diversas medidas, legais e infralegais, como a atualização de portarias para contemplar o setor tecnológico, sempre com vistas a fomentar o desenvolvimento e a inovação de produtos, processos e serviços.

- Uma das grandes mudanças foi a possibilidade de que sejam feitos investimentos em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) mantidas pelo poder público e nas universidades. Esses recursos irão contribuir para o fomento às instituições de pesquisa e ensino - destacou.

Fonte: Portal INPI, com informações do MDIC