Evento discute atribuições dos institutos de PI do futuro

Ter, 27 de Novembro de 2018 08:24

No dia 26 de novembro, o segundo do XX Congresso da Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (ASIPI), no Rio de Janeiro, o diretor executivo do INPI, Mauro Maia, participou de painel sobre modelos de institutos de PI do futuro.

O objetivo do painel, que contou com representantes de Argentina, Brasil, Estados Unidos, Guatemala, Peru e República Dominicana, era discutir a possibilidade de institutos de PI agregarem os serviços de Propriedade Industrial e Direitos Autorais, além de ações de combate à concorrência desleal e às infrações no campo da PI.

No debate, Mauro Maia afirmou que, para o INPI do futuro, visualiza uma instituição que seja uma agência e reúna Propriedade Industrial e Direitos Autorais. Deste modo, seria possível aprimorar a coordenação das ações na área de PI e estimular a conscientização sobre o tema na sociedade.

O diretor executivo afirmou ainda que esta futura agência, com estrutura maior que a atual, deveria atuar em inteligência (desenvolvimento de estudos estratégicos e políticas públicas em PI), fomento nesta área e regulação.

Fonte: Portal INPI