ANP entrega Prêmio de Inovação Tecnológica

Seg, 26 de Novembro de 2018 16:37

Dos 15 projetos que concorreram como finalistas nas cinco categorias do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018, cerca de quatro receberam apoio da Finep em alguma etapa de seu desenvolvimento. A cerimônia de entrega dos troféus aos cinco vencedores ocorreu sexta feira (23/11), no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio.

Presente ao evento, o diretor de Inovação da Finep, Rennys Frota, representou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Esta edição do Prêmio contemplou cinco categorias, classificadas por temas e por tipo de executor, com três finalistas em cada uma. Além dos cinco vencedores, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis elegeu o professor da USP, Kazuo Nishimoto, coordenador do Tanque de Provas Numérico da Universidade, Personalidade Inovação do Ano. O objetivo desta premiação é reconhecer o trabalho de uma pessoa física que tenha contribuído com realizações relevantes para o desenvolvimento e inovação tecnológica no setor de petróleo e gás.

Criado em 2014, o Prêmio ANP busca reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que representem avanço tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, desenvolvidos no Brasil por instituições credenciadas, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com recursos da Cláusula de PD&I presente nos contratos de exploração e produção.

Na abertura do evento, o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, afirmou que, este ano, os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) irão ultrapassar R$ 1,3 bi. “A expectativa para os próximos 30 anos, com os contratos licitados até 2019, é que a média anual de investimentos em P,D&I, com esses projetos já em produção, chegue a R$ 3 bilhões”, complementou

Fonte: Portal FINEP