Mostra fotográfica da FAPESP destaca a pesquisa científica e tecnológica

Seg, 26 de Novembro de 2018 16:30

A FAPESP apresenta, até 7 de dezembro, a exposição “Pesquisa é desenvolvimento” no Espaço Cultural IV Centenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A mostra reúne 25 fotos representativas de estudos de impacto apoiados pela FAPESP e conduzidos em instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.

O objetivo da exibição é destacar a importante contribuição das pesquisas e de seus resultados para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. A exposição conta com o apoio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Alesp.

Ao caminhar pela exposição, o visitante conhece projetos científicos em várias áreas do conhecimento. As fotos são acompanhadas de textos explicativos sobre os estudos, bem como sobre os programas da FAPESP aos quais estão ligados.

As imagens apresentam pesquisas, avanços e inovações na área de saúde, como a vacina da dengue, a formação da Rede Zika e o desenvolvimento de equipamentos e processos que melhoram a qualidade de vida de doentes; na agropecuária, com estudos em biotecnologia e manejo sustentável; na área industrial, com os Centros de Pesquisa em Engenharia da FAPESP que reúnem empresas privadas e universidades em torno de um propósito único; em empreendedorismo inovador, com os processos e produtos desenvolvidos por algumas das mais de 1,2 mil empresas apoiadas pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

As fotos trazem ainda os trabalhos realizados pelos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), que desenvolvem pesquisas de longo prazo, de alto impacto e na fronteira do conhecimento; dos programas BIOEN (bioenergia), BIOTA (biodiversidade) e Mudanças Climáticas Globais; e da participação dos pesquisadores em grandes projetos, como o Sirius e o Observatório Astronômico de Cerro Tololo, no Chile.

“Essa mostra, literalmente, retrata alguns dos resultados mais interessantes das pesquisas financiadas pela FAPESP. Mostra também a qualidade da capacitação científica e tecnológica de São Paulo”, disse Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

O ILP, que já é parceiro da FAPESP há mais de um ano em uma série de palestras de ciência e inovação (leia a seguir), também ressalta a importância da exposição.

“Neste momento, em que encerramos mais um ciclo de trabalho, apresentamos a toda a sociedade a exposição ‘Pesquisa é desenvolvimento’ como mais uma das iniciativas que marcam o trabalho conjunto entre ILP e FAPESP, destacando a importância da pesquisa como alicerce do desenvolvimento e como elemento transformador da realidade paulista”, disse Vinicius Schurgelies, diretor-presidente do Instituto.

Inteligência artificial

Desde outubro de 2017, a FAPESP e o ILP realizam na Assembleia Legislativa de São Paulo o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, que se constitui de eventos mensais de divulgação científica.

Nesta segunda-feira (26/11), das 15 h às 17 h, ocorrerá o último evento do ano, cujo tema será “Inteligência Artificial”.

As palestras serão proferidas pelos pesquisadores Marcelo Finger (Instituto de Matemática e Estatística/USP), Fabio Gagliardi Cozman (Escola Politécnica/USP), Claudio Santos Pinhanez (IBM Research Brasil), Esther Luna Colombini (Instituto de Computação/Unicamp) e Roberto de Alencar Lotufo (NeuralMind e FEEC/Unicamp). O evento será no Plenário Franco Montoro (Andar Monumental).

O Ciclo ILP-FAPESP já apresentou palestras sobre 11 temas ministradas por 45 pesquisadores. Os assuntos cobrem as várias áreas da pesquisa científica e tecnológica, como arboviroses, recursos hídricos, migrações humanas, inovações na saúde, obesidade, câncer, mobilidade e cidades inteligentes, entre outros.

Exposição “Pesquisa é desenvolvimento”

Local: Espaço Cultural IV Centenário – Andar Monumental
Período: de 22/11 a 7/12 de 2018
Horário: das 8h às 20h – de segunda a sexta-feira | Entrada gratuita

Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação | Inteligência Artificial

Local: Plenário Franco Montoro – Andar Monumental
Horário: das 15h às 17h | Entrada gratuita
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: Av. Pedro Alvares Cabral, 201 – Ibirapuera
Vagas limitadas. Inscrições pelo site do ILP: www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4625.

Fonte: Agência FAPESP