logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

ABIPTI acompanha debates sobre ambientes e redes de inovação do BRICS em evento no Itamaraty

Qui, 22 de Novembro de 2018 13:44

Aconteceu hoje (22), em Brasília, a 4ª edição do Seminário sobre Diplomacia e Inovação Científica e Tecnológica, e a ABIPTI foi uma das entidades presentes. A diretora executiva da Associação, Flaudemira Paula, acompanhou o evento, que, neste ano, debateu sobre a atuação dos ambientes e redes de inovação dos países parceiros do Brasil no bloco econômico BRICS.

 

“Um grande evento que teve como foco a inovação, chave fundamental para tornar o Brasil um país mais competitivo e também outros países em desenvolvimento. O BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), possibilita estimular novas frentes de ação conjunta e de colaboração em pesquisas. Para isso é necessário debater novas soluções, testar modelos de negócios e adquirir tecnologias mais avançadas”, destacou.

 

Na abertura do Seminário, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que a cooperação científica entre os países do Brics, cresceu em escopo e complexidade. “Lançamos duas chamadas conjuntas para projetos de pesquisa, em valores de US$ 9 e 20 milhões, e estabelecemos uma plataforma de colaboração em infraestrutura de pesquisas”, disse.

 

Ele destacou a implementação do Plano de Ação do Brics para Cooperação em Inovação, que abrange a troca de experiências, a transferência de tecnologia, o empreendedorismo e as parcerias entre parques tecnológicos. Como exemplo, citou que já está em negociação a criação de uma constelação de satélites do Brics, além de pesquisas conjuntas em ciências oceânicas. “Esse intercâmbio trará grande contribuição ao desenvolvimento dos ecossistemas inovadores dos cinco países. Isso é necessário em um ambiente cada vez mais competitivo e interconectado.”

 

O evento contou com 24 painelistas nacionais e internacionais, de instituições e ambientes de inovação da Rússia, Índia, China e África do Sul. Os participantes trocaram experiências e expuseram ações que estão ajudando a fomentar o empreendedorismo inovador nos países.

 

Os painéis foram divididos em quatro partes: Ecossistemas de inovação: desafios e oportunidades; Modelos de negócios sustentáveis para parques científicos e tecnológicos: lições dos países do BRICS; Semeando inovação: o papel das incubadoras e aceleradoras tecnológicas nos países do BRICS; e Do laboratório para o mercado: empresas inovadoras em ação.

 

Além de debater estes temas, o objetivo do seminário é fazer com que formuladores de políticas públicas da área de C,T&I; especialistas e gestores de parques científicos e tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e outros empreendimentos inovadores dos países do BRICS fomentem discussões para a criação da “Innovation BRICS Network” (iBRICS Network), uma rede que os integrará.

 

Fonte: Portal ABIPTI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa