Projeto da FCTUC vence Concurso de Empreendedorismo e Inovação

Seg, 26 de Novembro de 2018 08:05

O projeto INFORMAT, proposto por Carlos Xavier Viegas, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), ganhou o primeiro prémio na categoria de Desenvolvimento Rural do Concurso Empreendedorismo e Inovação, promovido pelo Crédito Agrícola.

O INFORMAT – Intelligent Forest Management Technologies – foca-se no desenvolvimento e aplicação de ferramentas tecnológicas no apoio à gestão da floresta e terrenos rurais. O atual paradigma da gestão florestal e corte de vegetação com apoio de meios mecanizados assenta essencialmente no uso de ferramentas manuais (moto-roçadoras), ou máquinas florestais tripuladas. Em ambos os casos, o trabalhador está sujeito ao contacto com as ferramentas de corte, à projeção de pedras, elevados níveis de ruído, poeira e vibração.

Carlos Xavier Viegas explica que «começam já a ser disseminados meios robotizados para este trabalho, baseados em plataformas controladas por um operador à distância. Embora esta solução, em teoria, permita um distanciamento do operador em relação à máquina de corte, na prática o trabalhador precisa de estar nas imediações da máquina, que é cega, para poder operá-la e desviá-la de obstáculos. O INFORMAT pretende dotar estas máquinas de sensores e de inteligência que lhes permitam funcionar de modo semiautónomo.

Desta forma, apenas um operador pode supervisionar o trabalho de uma equipa de vários robots com capacidades e ferramentas diferentes, que executam em simultâneo um trabalho previamente definido num terreno mapeado com recurso a drones, afirma o investigador.

Este projeto irá permitir um maior aproveitamento dos recursos humanos, melhorar as condições de trabalho dos operadores florestais, melhorar a eficiência e rapidez dos trabalhos de limpeza e reduzir o seu custo. Atua ainda na prevenção dos fogos rurais», realça.

O INFORMAT foi um dos doze finalistas escolhidos entre mais de 80 projetos concorrentes, acabando por vencer o prémio entre três finalistas na categoria de Desenvolvimento Rural, na qual estava inserido. Além da ADAI e do ISR, o projeto conta com a participação da Silvapor- Ambiente & Inovação, Lda. e da Florestal – Máquinas e Equipamentos, Lda.

Fonte: Notícias de Coimbra