logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Evento premia vídeos que melhor retratem burocracia na ciência

Sex, 23 de Novembro de 2018 16:44

Além da premiação em dinheiro, o Congresso do Confies, nesta semana, em Brasília, entregará aos finalistas os troféus de ouro, prata e bronze

 

Os impactos negativos da burocracia na atividade de pesquisa científica serão apresentados em vídeos, pela primeira vez, no Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), que se realiza nesta semana, de quarta a sexta (21 a 23) em Brasília, no campus da Universidade de Brasília (UnB).

 

Foram inscritos 19 vídeos, em diversos formatos e gêneros, cada um com até 10 minutos de duração, para o concurso de filmes com relatos de pesquisadores de todo Brasil retratando os efeitos da burocracia em seus laboratórios. São vídeos apresentados na TV CONFIES – a Rede de TV digital das fundações de apoio à pesquisa nas universidades públicas e institutos.

 

Além da premiação em dinheiro, serão entregues, aos finalistas, os troféus de ouro, prata e bronze.

 

Votação aberta

 

As pessoas já podem votar e escolher os melhores filmes. A largada para a votação do Júri Popular começou no último fim de semana.

 

Será prerrogativa do júri técnico, com especialistas da área, selecionar os três melhores colocados que receberão troféus, além de prêmios em dinheiro. O resultado das duas seleções será dado no último dia do Congresso, na sexta-feira, 23.

 

Como funciona

 

Para votar, basta acessar o link: http://tvconfies.confies.org.br/pages , clicar na Faixa “Prêmio TV CONFIES de Vídeo”, para assistir aos vídeos. Na lateral do vídeo aparece o botão de “like” habilitado para curtida/votação. Clicou, curtiu, votou! Clicando na interatividade é possível saber o número de curtidas que cada vídeo recebeu e fazer comentários. Além disso, ao clicar no ícone “troféu”, na barra de menu superior, é possível ver a classificação de cada vídeo em tempo real.

 

A programação do evento está sendo transmitida ao vivo pela TV Confies. É só acessar o endereço http://tvconfies.confies.org.br . Depois em canais, faixa e em seguida em TV Confies ao vivo.

 

Títulos

 

Ao todo, são 19 títulos. Na lista estão: Imponderáveis Burocráticos, Fluxo, Aspectos da burocracia na pesquisa do Brasil, Agora já sei!, Samba do doutor, Resultados Priorizar, Burocracia na Pesquisa, O que é burocracia na pesquisa, Como Rasgar Dinheiro Público. Outros títulos são Acabe com a Bruxocracia, Você sabe o que é burocracia na pesquisa?, Liberdade na pesquisa, Aproveito o seu momento, Burocracia na Ciência, Atendimento ao Coordenador – Setor de Compras da FAURGS; Não espere uma eternidade; Lei do Bem & Universidade: Como Economizar Inovando, Programa Conhecendo o Pesquisador Fundep: A jornada para uma gestão estratégica, inovadora e criativa para a pesquisa.

 

Prejuízos da burocracia

 

Conforme a apresentação dos vídeos, 90% da produção científica se desenvolvem nas universidades e institutos de pesquisa, enquanto que 64% dos projetos são financiados com recursos públicos. A apresentação lembra que o cientista brasileiro perde 35% do tempo com entraves burocráticos, além de perdas significativas no processo de importação de materiais, considerando que quase metade dos (46% ) pesquisadores já perdeu materiais na alfândega. Mesmo assim, a maioria dos cientistas (65%) deseja transformar a pesquisa em negócios.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 21/11/2018, com informações Assessoria de imprensa do Confies

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa