logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Propostas de alterações no Código de C,T&I devem tramitar em setembro

Ter, 13 de Agosto de 2013 11:37

O governo federal pediu ao Congresso Nacional o prazo de até 15 de agosto para apresentar as versões do Regime Diferenciado de Compras (RDC) para as atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e do Projeto de Lei (PL) de acesso à biodiversidade. Com isso, o cronograma dos deputados da Comissão Especial que analisam as mudanças no marco legal da inovação terá modificações.

 

De acordo com o vice-presidente do grupo parlamentar, deputado Sibá Machado (PT-AC), as propostas deverão ser apresentadas em setembro e não mais em agosto como estava previsto. O poder Executivo já apresentou a primeira versão do RDC, que criará novas regras para a compra de insumos e produtos com recursos públicos, mas o texto ainda sofrerá mudanças pelo grupo de trabalho interministerial que analisa o caso.

 

“Essa versão já é bem melhor do que a Lei Nº 8.666/1993 [Lei das Licitações], mas ainda há pontos que apresentam divergências entre a comunidade científica e o governo. Precisa ser esclarecido quais compras serão feitas pelas normas da Lei n° 8.666 e quais pelo RDC”, adiantou Machado.

 

Uma das discordâncias está no investimento para construção de edifícios. O governo federal pretende que para esse tipo de obra sejam seguidas as normas da Lei das Licitações, ou seja, com abertura de edital de contratação e seleção pelo serviço mais barato. Já a comunidade científica entende que essas edificações fazem parte da infraestrutura dos laboratórios.

 

Sibá Machado não descarta a possibilidade de o PL n° 2.177/2011 abordar também mudanças na Lei nº 8.666. “Se o RDC não contemplar alguns pontos que acharmos necessários, vamos incluir no PL n° 2.177 um capítulo para tratar sobre esses assuntos. Por isso, só apresento o PL quando o RDC estiver finalizado”, afirmou o petista, que também é relator da proposta.

 

O PL n° 2.177 traz aperfeiçoamentos para a Lei da Inovação (Lei n° 10.973/2004) e Lei do Bem (Lei n°11.196/2005). Durante o recesso parlamentar, uma proposta que não evoluiu foi a de apresentação de um projeto de lei para tratar sobre as normas das fundações de apoio à pesquisa das universidades. O projeto de lei específico para elas é um desejo antigo das comunidades acadêmica e científica.

 

Para dar validade às propostas que serão feitas pelo PL2.177/2011, pelo RDC e pelo projeto de lei de acesso à biodiversidade, a Comissão Especial trabalha para conseguir 190 assinaturas necessárias para criar oficial uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O texto propõe alterações em artigos da Carta Magna. Depois de protocolada, a PEC é enviada para a presidência da Câmara, que a despachará para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

(Com informações da Agência C, T&I)

Fonte: Anpei, 08/08/2013

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa