logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Presença de anticorpos contra coronavírus não garante imunidade à doença, diz estudo

Qui, 21 de Maio de 2020 19:25

Até 40% das pessoas continuam positivas em testes moleculares após 15 dias do aparecimento de sintomas, o que leva a sugerir que continuam contagiosas

 

O chamado passaporte imunológico, que garantiria, com a imunidade ao coronavírus, o fim seguro ao distanciamento social, continua a habitar o mundo da ficção científica. Um estudo da UFRJ mostra que a maioria das pessoas com Covid-19 só desenvolve anticorpos específicos contra o coronavírus, os IgGs, a partir de 20 dias após o surgimento dos primeiros sintomas e não se sabe se eles de fato garantem proteção. Ter anticorpos não é atestado de imunidade, apenas de exposição ao coronavírus.

 

Além disso, 40% das pessoas continuam positivas em testes moleculares (RT-PCR) após 15 dias do aparecimento dos sintomas, o que leva a sugerir que, potencialmente, continuam contagiosas, mesmo que os sinais da doença tenham desaparecido. O dado preocupa porque 14 dias é o prazo de quarentena para pessoas com sintomas de Covid-19. E há ainda outras que voltam a dar positivo após um resultado de exame molecular para o vírus negativo.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 18/05/2020, com informações de O Globo

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa