logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Pandemia de covid-19 mostra importância da ciência para a sociedade

Ter, 19 de Maio de 2020 11:58

“A consciência sobre a importância da ciência não havia sido atingida com tanta intensidade como agora”, afirma a diretora da SBPC, Lucile Maria Floeter Winter, em entrevista ao Observatório do Terceiro Setor

 

O novo coronavírus já infectou mais de 4 milhões de pessoas e matou quase 300 mil ao redor no mundo. No Brasil, já foram quase 200 mil casos confirmados de Covid-19 e mais de 12 mil mortes pela doença. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que a atual pandemia é o maior desafio da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial.

 

O documento ‘Shared responsability, global solidarity: Responding to the socio-economic impacts of COVID-19’ definiu esse momento como “uma crise de saúde global diferente de qualquer outra que já ocorreu que está matando pessoas e espalhando sofrimento humano”.

 

É neste contexto em que a ciência se mostra como uma esperança para toda a humanidade, já que ela é a única capaz de encontrar uma vacina e tratamento para o novo coronavírus.

 

A pandemia fez com que a confiança na ciência aumentasse: de acordo com um estudo feito pelo Edelman Trust Barometer, 85% das pessoas no mundo acreditam que é preciso ouvir mais os cientistas e menos os políticos. No Brasil, a porcentagem foi de 89%.

 

“A palavra ciência nunca foi mencionada tantas vezes. Por mais que já tenhamos tentado chamar atenção que existe ciência em todos os momentos da vida de uma pessoa, desde a comida que ela come, a roupa que veste e os óbvios instrumentos que utiliza em seu trabalho ou lazer, a consciência sobre a importância da ciência não havia sido atingida com tanta intensidade como agora”, diz Lucile Maria Floeter Winter, diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

Fonte: Jornal da Ciência, 14/05/2020, com informações do Observatório do Terceiro Setor

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa