Plataforma reúne gráficos interativos sobre a evolução da COVID-19 no Brasil

Ter, 05 de Maio de 2020 17:00

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) desenvolveu uma plataforma interativa que reúne dados epidemiológicos sobre a COVID-19 de todos os estados brasileiros. A iniciativa é liderada pela pós-doutoranda Pilar Veras, bolsista da FAPESP que atua no laboratório do professor Carlos Menck, do Departamento de Microbiologia do ICB-USP. Com dados obtidos no site do Ministério da Saúde, os cientistas montaram gráficos interativos que são atualizados diariamente.

A ideia, segundo a pesquisadora, veio da necessidade de organizar os dados de modo a possibilitar comparações entre os estados. Em três semanas, todos os gráficos foram colocados na plataforma para livre acesso. O grupo optou por usar gráficos interativos, em vez de estáticos, para que o usuário compreenda melhor os dados, podendo manipulá-los e escolher quais estados deseja comparar.

“Existem várias iniciativas que tentam fazer análises estaduais, mas os gráficos não reúnem todos os estados e não exploram todos os dados, como mortalidade, incidência de casos e letalidade”, explica Veras.

Os gráficos mostram a quantidade total de casos e óbitos confirmados, a incidência na população, a taxa de letalidade e o número de novos casos. Em cada um, é possível selecionar datas, regiões e estados, de acordo com a informação buscada. A região Sudeste, por exemplo, é a que registrou mais casos até o dia 27 de abril (31.077); em seguida, o Nordeste, com 17.531 casos da doença. Outro gráfico permite verificar se o número de novos casos está diminuindo em cada estado.

Além da publicação de informação gratuita e didática, outro ponto interessante da iniciativa é dar mais visibilidade a estados fora do eixo Rio-São Paulo. A pesquisadora lembra que o país tem dimensões continentais e abriga uma série de peculiaridades que podem influenciar na coleta de dados e até mesmo no destaque que cada lugar ganha na mídia.

O projeto está em constante aprimoramento e a equipe pretende elaborar mais gráficos com diferentes dados. Um deles será sobre a disponibilidade de leitos em cada estado, informação que ainda será coletada e, como destaca a pesquisadora, terá grande impacto no planejamento de políticas para frear o vírus. Outro gráfico fará uma relação entre os principais municípios do estado.

A plataforma com informações atualizadas sobre a epidemia de coronavírus em todo o Brasil está acessível no endereço public.tableau.com/profile/covid19estadosbr#!/.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da Assessoria de Comunicação do ICB-USP.