logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Potencial droga no combate à covid-19 fracassa em teste

Seg, 27 de Abril de 2020 10:30

Documento divulgado acidentalmente pela OMS afirma que não houve melhora em pacientes que receberam antiviral Remdesivir. Fabricante Gilead diz que há erros no estudo e que ele não é conclusivo

 

Um tratamento experimental contra o novo coronavírus com base no medicamento antiviral Remdesivir fracassou no primeiro teste clínico, segundo resultados divulgados acidentalmente nesta quinta-feira (24/04).

 

Um rascunho de um sumário sobre testes com o Remdesivir chegou a ser divulgado por um breve período na plataforma de internet da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi reportado pelo jornal britânico Financial Times e pelo portal de medicina americano Stat.

 

O sumário afirma que, em testes realizados na China em 237 pacientes, com 178 medicados e outros 79 em um grupo de controle da doença, não houve melhoras nas condições de saúde nem redução da presença de patógenos no sangue. A aplicação do Remdesivir foi até mesmo interrompida precocemente em 18 pacientes em razão de efeitos colaterais.

 

Os autores do texto afirmam que o medicamento “não foi associado a uma diferença temporal na melhora clínica” em comparação com o grupo de controle.

 

Após um mês, 13,9% dos pacientes testados morreram, em comparação ao índice de mortes de 12,8% entre os que estavam no grupo de controle, o que não representa uma diferença significativa em termos estatísticos.

 

Um porta-voz da farmacêutica Gilead Sciences, fabricante do produto, disse que o texto continha “caracterizações inadequadas do estudo”, afirmando que foi encerrado precocemente em razão do baixo número de voluntários, o que o tornaria irrelevante em termos estatísticos.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 24/04/2020, com informações da Deutsche Welle Brasil

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa