Respirador de baixo custo desenvolvido na PB terá patente aberta

Qui, 23 de Abril de 2020 16:42

Custo para fabricação de cada equipamento deve ficar em torno de R$ 2 mil

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu um modelo de respirador pulmonar de baixo custo, que pode começar a ser produzido em grande escala no Brasil no prazo de duas semanas. O custo para fabricação de cada equipamento deve ficar em torno de R$ 2 mil, enquanto no mercado os respiradores comuns custam hoje entre R$ 50 mil e R$ 70 mil.

Segundo Petrônio Filgueiras Filho, diretor presidente do Inova-PB, departamento de inovação da UFPB, os pesquisadores responsáveis pela criação do respirador vão deixar a patente aberta para empresas que se dispuserem a fabricar e vender respirador por preço de custo ou fazer doação. “O momento que estamos passando no país é este. Somos uma universidade pública. A ideia não é desenvolver algo para as empresas terem grandes lucros”, diz.

O respirador demorou 48 horas para ser desenvolvido. No momento, sensores de parâmetros biométricos estão sendo acoplados ao equipamento, que vai fornecer informações sobre frequência cardíaca, temperatura e pressão do paciente.

Fonte: Jornal da Ciência, 16/04/2020, com informações de Valor