UFSCar lança edital e busca projetos para enfrentamento da Covid-19

Qua, 22 de Abril de 2020 10:43

A UFSCar, por meio do Gabinete da Reitoria (GR), Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) e de sua Agência de Inovação (AIn), publicou Edital para seleção de projetos de extensão, pesquisa ou inovação com propósito de gerar soluções, mobilizar a comunidade universitária ou preparar a sociedade para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Os projetos selecionados irão compor a Plataforma Institucional de Projetos para o Enfrentamento da Covid-19.

O objetivo do Edital não é a concessão de recursos, mas sim explicitar o apoio institucional, incentivar a proposição e o desenvolvimento de projetos para enfrentamento da Covid-19, e aprimorar o apoio a essas iniciativas. "A comunidade UFSCar já vem desenvolvendo diversas ações para o enfrentamento da Covid-19. São ações fantásticas de apoio à sociedade. É importante que essas ações sejam documentadas e passem a ter caráter institucional. Dessa forma ficará mais fácil a Universidade ou mesmo a sociedade conhecer e apoiar esses projetos", afirma a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.

Um outro propósito da Plataforma Institucional de Projetos para Enfrentamento da Covid-19 é que a Universidade poderá ajudar na divulgação dessas ações e na criação de uma rede de colaboração entre os projetos. "Ficamos sabendo de ações em diversos departamentos; reunimos todos em um único projeto, submetemos um projeto de extensão, e estamos trabalhando de modo mais integrado e mais efetivo", diz Rafael Aroca, Diretor da Agência de Inovação e coordenador de um dos projetos de extensão para enfrentamento do novo coronavírus.

As propostas de novos projetos de extensão voltados ao enfrentamento da Covid-19 devem ser submetidas através do sistema ProExWeb, e vinculadas ao edital "Covid-19 - Plataforma Institucional de Projetos". As propostas de novos projetos de inovação dentro da temática Covid-19 poderão ser submetidas através do sistema SEI, de acordo com orientações da Agência de Inovação. Também é possível a adesão de projetos de extensão, pesquisa ou inovação já em andamento, bem como Aciepes (Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), de acordo com as orientações do Edital.

A oportunidade é aberta a todos os servidores a UFSCar, docentes e técnico- administrativos, de acordo com os critérios específicos para a proposição de projetos de extensão, inovação, pesquisa e Aciepes. As iniciativas por parte de estudantes deverão ser discutidas e associadas a servidores da UFSCar, para enquadramento na Plataforma Institucional de Projetos.

Consulte a íntegra do Edital neste link.

Fonte: Portal UFSCar