USP abre inscrições para mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional

Seg, 20 de Abril de 2020 11:15

A USP, em São Carlos, está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para 53 vagas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC), oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

A oportunidade é destinada a alunos formados em cursos de graduação em ciência da computação, engenharia da computação, matemática, estatística e áreas afins. Serão aceitos candidatos que tiverem colação de grau concluída até a data de matrícula.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa, sendo que 75% da nota será estipulada mediante avaliação do currículo dos inscritos. Para completar a nota, será considerado o desempenho no Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP), nas edições realizadas em 2019, 2018 ou 2017.

As vagas serão disponibilizadas de acordo com as 15 linhas de pesquisa do Programa, nas quais o futuro aluno desenvolverá sua dissertação de mestrado. Essas linhas são divididas em Ciências de Computação e Matemática Computacional, confira:

Linhas de Ciências de Computação

● Computação Aplicada à Educação: 2 vagas

● Computação Gráfica, Imagens e Visualização: 4 vagas

● Engenharia de Software e Sistemas de Informação: 2 vagas

● Inteligência Artificial – Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados: 4 vagas

● Inteligência Artificial – Processamento de Linguagem Natural: 1 vaga

● Inteligência Artificial – Robótica: 2 vagas

● Recuperação de Informações, Descoberta de conhecimento, e Engenharia de Bancos de Dados: 6 vagas

● Redes Inteligentes: 6 vagas

● Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente: 9 vagas

● Sistemas Embarcados e Evolutivos: 2 vagas

● Sistemas Web e Multimídia Interativos: 7 vagas

Linhas de Matemática Computacional

● Mecânica dos Fluidos Computacional: 3 vagas

● Otimização em Problemas Inversos: 2 vagas

● Processamento Visual e Geométrico: 2 vagas

● Sistemas Complexos, de Partículas e Teoria de Controle: 1 vaga

As inscrições podem ser efetuadas diretamente no site do Programa: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso.Todas os detalhes referentes à seleção também podem ser encontrados no Edital 31/2020.

Inscrições abertas para doutorado – Vale destacar, ainda, que até o dia 30 de abril, o programa também está com inscrições abertas para o doutorado e o doutorado direto, cujas inscrições ocorrem em fluxo contínuo. Para saber mais, basta acessar este link: www.icmc.usp.br/e/59fe6.

Excelência em ensino – O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional é classificado com a melhor nota pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a nota 7. Em todo Brasil, existem hoje 77 programas de pós-graduação na área de computação, mas apenas sete deles receberam nota máxima na última avaliação quadrienal realizada pela Capes.

Além do PPG-CCMC, os demais programas de pós-graduação do ICMC também estão entre os melhores do país, e já formaram um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Confira todas as oportunidades no site do ICMC.

Fonte: Portal ICMC/USP