Primeira mulher a ocupar a presidência da Fiocruz, Nísia Trindade Lima está no comando da batalha contra o coronavírus

Qui, 16 de Abril de 2020 18:15

“É um momento só comparável à gripe espanhola”, diz a socióloga sobre a pandemia

“Estou numa missão”, afirma a presidente da Fundação Osvaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, de 62 anos. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da instituição que completa 120 anos em maio. “O que aumenta muito a responsabilidade e a autocobrança. Na Ciência, somos minoria em postos mais altos.” Devido à pandemia, a carioca, doutora em Sociologia, está se relacionando a distância com os filhos, o neto e o namorado. “Nos falamos ao telefone”, diz.

Desde o início da crise sanitária, Nísia trabalha 15 horas por dia; de segunda a sexta-feira, acorda às 6h30, pratica 30 minutos de ioga e segue para Manguinhos, onde está localizada a fundação, que abriga o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, o Laboratório de Virologia Molecular, o de Vírus Respiratórios e do Sarampo, ligado ao Instituto Osvaldo Cruz, entre outras unidades técnico-científicas. Lá, comanda operações, monitora pesquisas, participa de reuniões virtuais e faz articulações com o Ministério da Saúde. “É um momento só comparável à gripe espanhola. Porém, em 1918, o Brasil era um país rural, uma república oligárquica”, reflete Nísia, que fala com calma admirável para o momento. “Situações como essa exigem engajamento. Ficar em casa reforça o coletivo. Evidencia-se também a nossa interdependência: a minha saúde é a saúde do outro”.

Fonte: Jornal da Ciência, 13/04/2020, com informações de O Globo