Como a pandemia afeta a produção científica no Brasil

Qua, 15 de Abril de 2020 17:34

O ‘Nexo’ conversou com pesquisadores de três universidades públicas sobre o trabalho de cientistas diante da covid-19

A pandemia do novo coronavírus, que causa a síndrome respiratória chamada de covid-19, tem sido marcada pela rápida disseminação do vírus, o aumento de doentes e mortos e a pressão sobre os sistemas de saúde em todo o mundo. A crise, que extrapola os problemas sanitários, também abalou a economia e redefiniu prioridades de governantes.

Ainda pouco conhecido, o novo coronavírus virou objeto de análise de cientistas de diversos países, que tentam entender as características da covid-19, como ela se espalha de forma tão voraz e qual o possível tratamento para a doença, que segue sem vacina nem cura. As pesquisas que surgiram também buscam dar suporte para hospitais.

Após o decreto da pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em março, diversas universidades brasileiras mudaram a rotina. Atividades presenciais foram interrompidas com a recomendação de distanciamento social em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, pesquisadores se uniram para estudar a covid-19.

Fonte: Jornal da Ciência, 13/04/2020, com informações de Nexo