Centro de Inovação em Gás firma parcerias com as universidades de Princeton e Queensland

Qua, 01 de Abril de 2020 10:19

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) firmou duas colaborações na área de transição energética com instituições do exterior, as Princeton University, dos Estados Unidos, e University of Queensland, da Austrália.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Shell e instalado na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).

A colaboração com a Princeton University foi aprovada em um edital do Programa Institucional de Internacionalização, uma parceria da USP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A segunda parceria, com a University of Queensland , foi contemplada pelo Programa São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT) da FAPESP.

A parceria com a Princeton terá como responsável científica, pelo RCGI, a professora Suani Coelho, do Instituto de Energia e Ambiente da USP, que se dedica a estudar o papel da biomassa na matriz energética brasileira. Pelo lado de Princeton, o representante será o professor Eric Larson, que coordena o projeto Rapid Switch, que estuda como acelerar a transição energética em diferentes partes do mundo.

Já o segundo projeto será feito com pesquisadores da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação de Queensland, cuja representante é a professora Peta Ashworth.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da Acadêmica Agência de Comunicação