Cientistas usam drones para medir efeitos da lama da Samarco em baleias e botos da foz do Rio Doce

Qua, 25 de Março de 2020 14:12

Pesquisadores tentam descobrir impactos da lama na megafauna marinha; trabalho orientará medidas para mitigar ou compensar efeitos da tragédia

Um drone de 32,2 por 24,2 cm e 8,4 cm de altura está ajudando pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFMG) a estudar a biologia e o comportamento de golfinhos e baleias próximo à foz do rio Doce.

Um dos objetivos da pesquisa é entender também os efeitos da lama, que chegou à região com o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), ocorrido no dia 5 de novembro de 2015, sobre a megafauna marinha. Para isso, o monitoramento será realizado durante vários anos. Os resultados preliminares mostram que o local é muito usado para alimentação e criação de filhotes.

De acordo com o biólogo Agnaldo Silva Martins, do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), líder do grupo de pesquisa, os estudos começaram em setembro de 2018, com testes de utilização de drones.

Fonte: Jornal da Ciência, 16/03/2020, com informações da BBC Brasil