logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq participa de simpósio sobre mulheres na ciência

Qua, 25 de Março de 2020 14:07

Iniciativas de estímulo à inserção de meninas e mulheres nas ciências é tema de simpósio sediado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que contou com a participação de diversas instituições de pesquisas, universidades e institutos federais

 

Iniciativas de estímulo à inserção de meninas e mulheres nas ciências é tema de simpósio sediado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que conta com a participação de diversas instituições de pesquisas, universidades e institutos federais. O I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM (SMSTEM) tem por objetivo reunir representantes e participantes de projetos e iniciativas com propósitos de atrair jovens meninas e manter jovens estudantes e profissionais nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), bem como pessoas interessadas nas questões das mulheres no mercado de trabalho, desafios a serem enfrentados e ações para superá-los.

 

Na abertura, na manhã desta sexta-feira, 13, esteve presente a Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Adriana Tonini, que também participará de mesa redonda nesta tarde para falar de ações do CNPq para promover o acesso de meninas e mulheres nas áreas de exatas, computação e engenharias.

 

Na mesa redonda, cujo tema é “Políticas públicas, institucionais e nas empresas para estimular a carreira da mulher em STEM”, participam, ainda, Cristina Garcia (Diretora Científica da L’Oréal no Brasil) e Cristina Fernandes (Diretora de Talentos e Comunicação da White Martins/Linde plc – América do Sul). A mediação é da Professora do Departamento de Humanidades do ITA e Coordenadora do Projeto Mulheres em STEM2D, Sueli Sampaio Damin Custódio.

 

De acordo com a Profª. Adriana Tonini, “a realização do evento é fundamental para discutir a ampliação da participação das mulheres nas áreas STEM. É uma oportunidade para conhecer as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas nessa temática. Em outros eventos pelo Brasil, o assunto tem obtido bastante destaque, especialmente com a realização de painéis temáticos, como, por exemplo, na reunião da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, onde houve uma sessão sobre o assunto, ou na Reunião da Sociedade Brasileira de Computação, onde houve um workshop sobre o tema. Nesses espaços, tem sido possível também perceber a importância da contribuição do CNPq a esse debate, seja por meio dos projetos que financiamos em nossas chamadas de Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, seja por meio da discussão que ajudamos a promover e a consolidar”. Em seguida, ressaltou a importância da primeira edição do Simpósio, esperando que ele tenha resultados expressivos em muito pouco tempo, de modo que, consolidada a presença feminina nessas áreas, edições futuras possam discutir também a própria produção científica das mulheres em STEM.

 

Sobre o evento

 

O intuito é compartilhar experiências, e criar uma rede de relacionamento entre os projetos e iniciativas, conhecer os programas em andamento, analisar o panorama atual das Mulheres em STEM, ampliando as conexões e integração entre os grupos, a fim de fortalecer a cooperação regional e nacional para que seja possível formular, implementar, avaliar e gerenciar diretrizes e políticas de C&T que integrem uma perspectiva de gênero.

 

O Simpósio inclui palestras de mulheres de reconhecida atuação/ou referência na área, mesas redondas com representantes de projetos de sucesso, sessão de apresentações orais e de pôsteres com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, além de rodas de conversa e uma sessão para discutirmos as ações para o futuro. Foram submetidos um total de 182 resumos estendidos para o evento, de todas as regiões do País, descrevendo projetos e iniciativas de incentivo à participação feminina em STEM. O Simpósio inclui ainda uma programação musical com apresentações de estudantes formados pelo Projeto Guri (http://www.projetoguri.org.br) e com apresentações de alunas e alunos do ITA.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 16/03/2020, com informações do CNPq

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa