Inteligência artificial, exames e sequenciamento genético: como estão as pesquisas das universidades sobre o novo coronavírus

Ter, 10 de Março de 2020 15:26

Instituições pelo País desenvolvem testes e promovem ações para ajudar no combate ao Covid-19

Novos exames para diagnóstico e inteligência artificial para monitoramento de informações sobre o novo coronavírus são algumas das linhas de atuação das universidades públicas brasileiras no combate ao Covid-19.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do projeto Rede Vírus, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), está desenvolvendo um novo teste de diagnóstico para a doença causa pelo vírus batizado de Sars-Cov-2.

“Atualmente, ele é feito por meio de um protocolo complexo. O novo teste tem a grande vantagem de ser aplicável de forma massiva”, explica Flávio Fonseca, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Fonseca avalia que, se houver uma epidemia de casos, não há estrutura para que o teste de diagnóstico usado atualmente seja oferecido em larga escala. Por isso, ele destaca a importância de um método acessível. “A mão de obra, quem trabalha na bancada, são os alunos da UFMG. Todos são bolsistas de pós-graduação ou pós-doutorado”, afirma.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também trabalha na produção de um novo exame de diagnóstico que seja mais barato e rápido. A instituição criou um grupo de trabalho multidisciplinar para ações de orientação, diagnóstico e tratamento de possíveis casos da doença.

Outra linha de atuação do grupo, na área de engenharia, é o desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de monitorar informações relacionadas à chegada do vírus.

Fonte: Jornal da Ciência, 09/03/2020, com informações do Bem Estar – G1