Plataforma divulga atividades de inovação desenvolvidas na UFSCar

Seg, 02 de Março de 2020 14:46

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou o Sistema Aberto de Gestão da Inovação (SaginWeb), que oferece várias facilidades para mapear e divulgar as atividades de inovação da instituição, entre elas um portal de busca e o Mapa da Inovação.

A plataforma também permite o cadastro dos laboratórios, das empresas-filhas (spin-offs e startups que surgiram com apoio da UFSCar ou fundadas por alunos e ex-alunos), dos docentes e dos pesquisadores, incluindo dados do currículo Lattes; bem como a gestão de ativos de propriedade intelectual da universidade, como patentes, softwares e cultivares.

Os cadastros ficarão disponíveis em um portal de busca on-line, que será usado para articulação de parcerias com empresas públicas e privadas. A ferramenta funciona tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

Os pesquisadores estão convidados a acessar o sistema e cadastrar seus laboratórios. Todos os docentes já possuem cadastro prévio, mas, para validá-lo, é necessário acessar a plataforma e clicar em “esqueci minha senha” para receber uma nova senha via e-mail institucional.

Empresários que fundaram um negócio com apoio da universidade podem cadastrar suas startups, que aparecerão no Mapa da Inovação e na lista de empresas-filhas da UFSCar.

A plataforma foi desenvolvida pela equipe da Agência de Inovação, em parceria com a Fundação de Apoio Institucional, a Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, o Sistema Integrado de Bibliotecas e o Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais. Os interessados podem conhecer todas as funcionalidades da ferramenta em http://ain.ufscar.br/search.php.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.