logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Fundo apoiará ações de adaptação às mudanças climáticas baseadas em ecossistemas

Seg, 10 de Fevereiro de 2020 15:54

Fundo Global para a Adaptação Baseada em Ecossistemas visa fornecer mecanismos de apoio direcionados e rápidos por meio de capital inicial para abordagens inovadoras de adaptação baseada em ecossistemas

 

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) estão lançando o Fundo Global para a Adaptação Baseada em Ecossistemas [2020-2024], que visa fornecer mecanismos de apoio direcionados e rápidos por meio de capital inicial para abordagens inovadoras de adaptação baseada em ecossistemas.

 

Na recém-concluída Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP25), em Madri, o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha anunciou que forneceria 20 milhões de euros para o novo programa do PNUMA-IUCN, intitulado “Apoio à implementação e ampliação das abordagens da adaptação baseada em ecossistemas”.

 

A adaptação baseada em ecossistemas (EbA, na sigla em inglês) refere-se ao conjunto de abordagens que envolvem o gerenciamento de ecossistemas para reduzir a vulnerabilidade das comunidades humanas às mudanças climáticas.

 

A restauração de manguezais e recifes de coral, por exemplo, protege as áreas costeiras dos impactos do aumento do nível do mar, enquanto o plantio e a restauração de vegetação nas encostas e montanhas impedem a erosão e deslizamentos de terra durante chuvas extremas.

 

A EbA é um pilar essencial do movimento para promover medidas de adaptação às mudanças climáticas baseadas nos ecossistemas ou na natureza, que ganharam interesse científico e político nos últimos anos devido aos seus múltiplos benefícios para as pessoas e o planeta.

 

Por meio de sua Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), o Ministério do Meio Ambiente alemão está aumentando agora seus compromissos financeiros para a adaptação baseada em ecossistemas em cerca de 60 milhões de euros, o que inclui o novo programa do PNUMA-IUCN.

 

A ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, comentou: “a natureza geralmente oferece as melhores soluções para ação climática e para a adaptação às mudanças climáticas”.

 

“Além da ação climática e da conservação da natureza, esses projetos costumam trazer benefícios sociais: ajudam especialmente as pessoas vulneráveis em países em desenvolvimento a se adaptarem às mudanças climáticas. As pessoas nesses países geralmente dependem muito mais diretamente da natureza. O mesmo se aplica à agricultura e à proteção costeira”, afirmou.

 

O Fundo Global EbA, estabelecido pelo PNUMA e pela IUCN, apoiará o crescente movimento das soluções baseadas na natureza e da adaptação baseada em ecossistemas, juntamente com importantes movimentos como a Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas.

 

O fundo terá um foco específico no trabalho com ONGs nacionais e internacionais com experiência relevante em EbA e presença local, e com governos sobre lacunas específicas de conhecimento e entendimento técnico.

 

“As soluções baseadas na natureza são cada vez mais reconhecidas como parte integrante da ação climática global”, disse a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen.

 

“Com este novo programa, estamos usando o poder dos ecossistemas para ajudar as sociedades a se adaptarem às mudanças climáticas. A adaptação baseada em ecossistemas está sendo realizada agora por mais e mais governos e organizações em todo o mundo.”

 

“Este trabalho demonstra que não somos apenas nós que protegemos a natureza, mas também que a natureza nos protege”, acrescentou. “Somos gratos ao Ministério do Meio Ambiente da Alemanha por seu apoio a essa importante iniciativa”.

 

As soluções baseadas na natureza, incluindo a adaptação baseada em ecossistemas, formaram um pilar central da Cúpula do Clima da ONU em setembro de 2019, com a Comissão Global de Adaptação (GCA, em inglês) lançando suas oito trilhas de ação para adaptação, juntamente com um relatório histórico que defendia o aumento das medidas baseadas na natureza e nos ecossistemas para a adaptação às mudanças climáticas.

 

O PNUMA liderará o Action Track para soluções baseadas na natureza, e os resultados do Fundo Global EbA contribuirão para enfrentar as barreiras identificadas pelo processo da GCA.

 

“Em 2009, a IUCN estruturou o conceito de adaptação baseada em ecossistemas e desde então promove globalmente seu uso para aumentar a resiliência da sociedade às mudanças climáticas”, disse o diretor-geral interino da IUCN, Grethel Aguilar.

 

“Os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade são nossos melhores aliados contra as mudanças climáticas, e se todos soubermos usá-los sabiamente, o planeta e a humanidade prosperarão. A generosa contribuição do governo alemão nos ajudará a ampliar as ações que colocam a natureza no centro do desenvolvimento sustentável.”

 

O PNUMA e a IUCN apoiarão os países-alvo na implementação de medidas da EbA para cumprir seus planos e compromissos globais.

 

As medidas financiadas por este programa serão apoiadas por conhecimentos específicos e capacitação, fortalecendo a base de dados, o conhecimento e a vontade política para soluções de adaptação baseadas na natureza.

 

Para tanto, a IUCN e o PNUMA se basearão em suas extensas redes, ferramentas e conhecimentos existentes, incluindo os Amigos da Adaptação Baseada em Ecossistemas (FEBA, em inglês), apoiados pela IUCN, e a Rede de Adaptação Global, apoiada pelo PNUMA.

 

As duas organizações servirão como catalisadores, envolvendo os principais interessados para ampliar proativamente os compromissos por meio de parcerias estratégicas, com base nos principais processos políticos de alto nível.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 07/01/2020, com informações da ONU Brasil

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa