INPI avança em programa de aprimoramento de sistemas com a Coreia do Sul

Seg, 10 de Fevereiro de 2020 13:51

Entre os dias 5 e 12 de fevereiro, o INPI realiza a segunda etapa do Programa KSP (Knowledge Sharing Program) com a Coreia do Sul. Neste período, membros do Instituto Coreano de Informação em Patentes (KIPI, na sigla em inglês) e da Agência de Promoção de Investimentos Comerciais da Coreia (KOTRA, na sigla em inglês) farão visitas técnicas às áreas finalísticas e de TI do Instituto, incluindo seu Datacenter.

As visitas têm o propósito de verificar o status atual das unidades – com análise de dados estatísticos, estratégicos e organizacionais, além dos procedimentos administrativos de PI – e discutir desafios e expectativas para melhorias do sistema de automação de PI e de infraestrutura de Tecnologia da Informação do Instituto.

O Programa KSP

O Programa KSP (Knowledge Sharing Program) é uma ação de cooperação desenvolvida pelo Instituto Coreano de Propriedade Intelectual (KIPO, na sigla em inglês), por meio do qual compartilha seus conhecimentos e tecnologias com países interessados em seguir seu modelo de negócio, o sistema KIPOnet.

O KIPOnet é um sistema de informação integrado e automatizado de processos administrativos de direitos de propriedade intelectual, que antes dependiam de trabalho manual para recebimento de pedidos, exames, registros, julgamentos e publicações de revista. Seu uso garante rapidez e precisão, incluindo pesquisa eficiente de informações na internet e serviços on-line, de forma ininterrupta. Tal sistema desempenhou papel fundamental na redução do prazo de registro de patentes na Coreia - quarto maior país em registro de patentes - de 37 meses para 11 meses.

A implantação do KSP no INPI engloba a análise e proposta de um sistema de automação de PI; o sistema de busca de imagens para marcas e DI; o sistema de busca de estado da técnica para patentes; e benchmarking para sistemas eletrônicos para o INPI.

Fonte: Portal INPI