logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Governo do Pará aumenta investimento em ciência, tecnologia e inovação

Qua, 05 de Fevereiro de 2020 11:51

Projeto de Lei irá destinar 20% dos recursos da Contribuição Financeira da Exploração Mineral (CFEM) para investimentos em ciência, tecnologia e inovação do estado

 

Nesta segunda-feira (3), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, foi realizado o lançamento do Edital de Seleção do Programa Startup Pará, iniciativa que irá fomentar o empreendedorismo paraense para projetos inovadores. Na cerimônia também foi feita a assinatura do Projeto de Lei que irá destinar 20% dos recursos da Contribuição Financeira da Exploração Mineral (CFEM) para investimentos em ciência, tecnologia e inovação do estado do Pará.

 

O governador do estado, Helder Barbalho, celebrou o lançamento do edital do Startup Pará, bem como a assinatura do Projeto de Lei. “Hoje, nós definitivamente sinalizamos à sociedade paraense uma escolha de Estado, e não de governo, quando enviamos à Assembleia Legislativa um projeto de lei que permitirá a vinculação de 20% dos recursos oriundos da CFEM, particularmente em nosso estado drenado pela força do minério, para a pauta da ciência, tecnologia e do conhecimento”.

 

Segundo o governador, estima-se que serão destinados em torno de 60 a 70 milhões de reais para a área da ciência e tecnologia. “O que nós estamos fazendo hoje aqui é dizendo: ‘vamos aproveitar a nossa riqueza finita para plantar e semear o conhecimento que é a maior riqueza infinita que uma sociedade pode ter’”, afirmou.

 

O secretário de ciência e tecnologia, Carlos Maneschy, afirmou que esta iniciativa visa construir um novo futuro, destinando recursos da exploração mineral naquilo que é fundamental para a economia e para sociedade: o conhecimento. “O governo faz aqui uma aposta definitiva no conhecimento como transformador da sociedade. É o conhecimento que nos tira do conforto da mesmice para nos lançar no confronto das mudanças. É o conhecimento que muda o caráter da economia nos dias de hoje”, declarou Maneschy.

 

Startup

 

O programa Startup Pará foi lançado no dia 19 de dezembro no Teatro Estação Gasômetro. Nesta segunda (30), o edital foi oficialmente publicado. “Este momento representa, verdadeiramente, um grande passo em direção ao futuro”, afirmou o secretário Carlos Maneschy. “Nesse programa reside a expectativa do fato de que nós podemos mudar o modelo de exploração econômica, a visibilidade e a repercussão deste estado”.

 

O programa possui duas modalidades: a primeira é a “Novos Negócios”, voltada para estímulo às ideias de empreendedores que esperam uma oportunidade de fazer com que suas ideias possam se transformar em negócios. Nesta modalidade, serão selecionados inicialmente 15 projetos, que receberão formação e capacitação. Em seguida, passarão por um processo de avaliação em que serão escolhidas 10 propostas que poderão receber até 80 mil reais para desenvolver suas ideias e transformá-las em novos negócios.

 

A segunda modalidade é de “Aceleração”, sue estimulará empresas de base tecnológica já estabelecidas e que usam a inovação como insumo de sua produção. Nesta modalidade também serão selecionados 15 projetos que receberão formação e capacitação, dos quais 10 receberão suporte de até 200 mil reais para continuar seus negócios.

 

“No dia de lançamento do programa nós tínhamos a clareza que o objetivo era estimular a criação, implantação e consolidação de novos negócios que tenham a inovação e o espírito empreendedor como fundamento da sua própria essência. O que nós queremos é a possibilidade de colocar o conhecimento como um agente transformador sócio econômico no Pará”, explicou Carlos Maneschy.

 

Participaram da cerimônia autoridades estaduais, reitores das instituições de ensino superior públicas e privadas, empreendedores e comunidade acadêmica em geral, lotando o espaço do teatro Maria Sylvia Nunes.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 04/01/2020, com informações do Portal Canaã

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa