Levantamento inédito revela quem são as mulheres protagonistas da ciência brasileira

Qua, 05 de Fevereiro de 2020 11:34

Apresentação da plataforma Open-Box da Ciência será dia 12 de fevereiro em evento aberto ao público

Quem são as mulheres que protagonizam a ciência do Brasil? A Gênero e Número, organização que atua entre o jornalismo e a pesquisa de dados, lança, no dia 12 de fevereiro, a plataforma Open-Box da Ciência. O levantamento inédito apresenta quem são as principais pesquisadoras do país em um universo de 250 nomes dividido em cinco áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

O evento, aberto ao público, será no Auditório do IFT-Unesp, a partir das 9h. Na ocasião será lançado também a Agência Bori, organização que irá conectar institutos e centros de pesquisa à mídia. Os dois projetos são apoiados pelo Camp Serrapilheira.

As coordenadoras da Bori, Sabine Righetti e Ana Paula Morales, abrem a programação com a mesa sobre jornalismo científico no Brasil, onde estarão a editora de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo, Mariana Versolato; o diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana; e o diretor do Programa SciELO Network/FAPESP, Abel Packer.

Na sequência, a mesa sobre Protagonismo Feminino na Ciência, organizada pela Gênero e Número, conta com as cientistas Helena Carla Castro, coordenadora do Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol) da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a física Sandra dos Santos Padula, que tem uma larga produção em física experimental, com contribuições em rede no Brasil e no exterior. A mediação será da jornalista Vitória Régia da Silva, autora da maioria dos perfis que estarão disponíveis na plataforma. Também participará a cientista de dados Natália Leão, responsável pela pesquisa de dados e metodologia do projeto.

As inscrições podem ser feitas neste link.

Fonte: Jornal da Ciência, 03/02/2020, com informações de Serrapilheira