logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC lança edital para Pontos de Inclusão Digital

Qua, 05 de Fevereiro de 2020 11:16

Poderão participar do PNAID os Pontos de Inclusão Digital – PID instalados em todo o território nacional e que estejam em funcionamento em espaços públicos, com acesso livre e gratuito à população

 

Formar técnicos de nível médio para atuar em Pontos de Inclusão Digital de todo Brasil, ajudando os cidadãos a utilizar os recursos da computação e do mundo digital: este é o objetivo principal do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital – PNAID, lançado hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, através da chamada pública N° 06/2020.

 

A capacitação dos Agentes de Inclusão Digital se dará por meio de um curso na modalidade de Ensino a Distância, utilizando as instalações, os equipamentos e a rede de internet de cada Ponto de Inclusão Digital que aderir ao Programa. O curso, que será ministrado em 480 horas, oferecerá conhecimentos e desenvolverá habilidades necessárias à utilização dos recursos da tecnologia da informação e comunicação – TIC, em computadores, tablets e smartphones. Uma parte da carga horária será destinada à elaboração e implantação de um projeto comunitário, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelo Agente de Inclusão Digital em atividades de apoio à comunidade onde vive.

 

Poderão participar do PNAID os Pontos de Inclusão Digital – PID instalados em todo o território nacional e que estejam em funcionamento em espaços públicos, com acesso livre e gratuito à população. Para participar, o responsável deverá fazer a adesão do PID via internet, no link abaixo, preenchendo o formulário específico do Programa. Em seguida, as inscrições serão avaliadas pela equipe responsável do MCTIC, a fim de verificar se o PID atende os requisitos mínimos para participar do PNAID.

 

Uma vez aprovada a adesão do Ponto de Inclusão Digital –PID, este receberá comunicação via e-mail para indicar candidatos ao curso de formação. A indicação de candidatos obedecerá a critérios previamente estabelecidos, podendo ser jovens ou adultos que concluíram o ensino fundamental, com preferência para aqueles cujas famílias participam de programas sociais do Governo. Esses candidatos passarão ainda por um processo seletivo, a cargo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte que ministrará o curso.

 

Com esse Programa, o Ministério pretende revitalizar os Pontos de Inclusão Digital para que possam cumprir melhor a sua missão, à medida que passarão a contar com mais profissionais técnicos, dotados de sensibilidade social, capazes de se inserir nas comunidades onde atuam e de promover o desenvolvimento, reduzindo a exclusão social e ampliando as oportunidades de inclusão digital para os cidadãos.

 

Link para o edital: http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/publicacao/arquivos/Edital-06-2020-PID.pdf

 

Link para o formulário: https://formpnaid.mctic.gov.br/

 

Fonte: Jornal da Ciência, 03/02/2020, com informações do MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa