Impa quer resolver os desafios da indústria

Qua, 05 de Fevereiro de 2020 10:03

Instituto busca saídas após corte de verbas federais

Alvo de pesado corte de repasse de verba pelo governo federal, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) vai aproveitar sua reputação internacional em produção científica para desenvolver soluções aos problemas práticos das indústrias brasileiras – uma prioridade estratégica da instituição que, de quebra, atende à necessidade de recompor sua arrecadação de recursos.

A escola, localizada em um prédio na Floresta da Tijuca, no bairro do Jardim Botânico, no Rio, vai receber dezenas de pesquisadores e estudantes nos dias 13 e 14 de fevereiro para assistir a apresentações de executivos interessados em dirimir gargalos tecnológicos de seus negócios. Entre os confirmados, estão Petrobras, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Hotel Urbano e Stone.

Os executivos vão apresentar desafios práticos e caberá aos matemáticos resolvê-los. “Vamos reunir os dois lados e mostrar o que a matemática pode fazer para eles, para a indústria, iniciando o diálogo. Do lado do Impa, precisamos de recursos e, do lado da indústria, há problemas a resolver”, diz o diretor-geral do Impa, o carioca Marcelo Viana.

Fonte: Jornal da Ciência, 03/02/2020, com informações do Valor Econômico