logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Tecnologia assistiva brasileira fortalece a inclusão em escolas públicas

Seg, 03 de Fevereiro de 2020 14:59

Projeto beneficia mais de 5 mil estudantes em dezenas de unidades de ensino regular de várias regiões do País. Crianças e adolescentes com deficiências motoras e da fala usam equipamentos de acessibilidade digital que estimulam a comunicação. Rede municipal de Recife lidera a iniciativa. Plataforma de alfabetização e letramento está em implementação. Soluções foram desenvolvidas por startup mineira

 

Dezenas de escolas públicas de várias regiões do Brasil estão incluindo soluções de tecnologia assistiva, desenvolvidas por uma startup brasileira, no Atendimento Educacional Especializado (AEE). As inovações da mineira TiX Tecnologia Assistiva, de Belo Horizonte, estão presentes em Recife, Curitiba, Contagem, Olinda e outros municípios, beneficiando mais de 5 mil alunos com deficiência matriculados no ensino regular.

 

Somente em Recife, entre 2017 e 2018, a Prefeitura adquiriu 195 kits, que são usados diariamente nas Salas de Recursos Multifuncionais.

 

O principal equipamento é um teclado que torna computadores, tablets e smartphones acessíveis para pessoas com qualquer limitação motora. Faz parte dessa tecnologia um acionador por piscadas com os olhos. Outra solução é um software que permite criar atividades psicomotoras para finalidades pedagógicas ou terapêuticas.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 30/01/2020, com informações de O Estado de S. Paulo

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa